Antecipando as ações que vão culminar não só na expectativa de aumento nas vendas, mas na oferta de prêmios aos consumidores que optarem por comprar no comércio do município durante a preparação para o Natal, a data mais esperada do ano, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cantagalo (Aciacan) reuniu comerciantes e empresários em geral, na noite do último dia 27 de agosto, para o lançamento do projeto ‘Cantagalo, um Sonho de Natal’, que engloba, além da campanha ‘Natal Sortudo 2014’, uma série de outras atrações, como o desenvolvimento do Festival da Canção, parte do Ponto de Cultura Música na Praça, previsto para o mês de outubro.
Boa parte dos comerciantes esteve participando do encontro, aberto pelo presidente da Aciacan, Vladimir Araújo, que lembrou a ousada campanha realizada em 2013, quando a Aciacan dedidiu premiar o consumidor com um carro zero quilômetro. “Neste ano, faremos uma campanha semelhante, tanto em relação à oferta de prêmios quanto no que diz respeito às cotas de participação de cada empresa associada, que não vão sofrer reajustes. Mas, para isso, é preciso que comecemos já, para que, no tempo certo, possamos dar início à campanha nas ruas e garantir a oferta dos prêmios que almejamos”, anunciou.
Para motivar os comerciantes, a Aciacan, antes do lançamento do projeto, ofereceu a palestra ‘O Consumidor do Século XXI’, proferida por Jansen Esteves, consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que moldou o perfil do novo consumidor, mais preocupado não só com a questão dos preços, item bastante útil quando se tem concorrência, principalmente, mas com outras questões como a social (participação da empresa na sociedade) e a sustentabilidade (quando as ações são voltadas à utilização de bens, serviços e produção de forma a não afetar o meio ambiente ou com as devidas compensações). “Não adianta se iludir, pois o novo consumidor está de olhos nessas questões”, destacou o consultor, que também deu “toques” sobre vitrines, disponibilização das mercadorias nas lojas e até passando pela iluminação do ambiente.
Para o lançamento do projeto, o presidente da Aciacan dividiu a mesa principal com a diretoria da entidade: o vice-presidente Jorge Luiz Nóbrega Richa, o Coquinha, e os diretores Joarez Lopes, Paulo César Conceição, José Flávio Pereira Júnior, Rogério Fialho e Paulo Renato Filho. As empresas interessadas poderão entrar em contato com a Aciacan para adquirir os cupons da promoção.
Para os comerciantes, a campanha, sobretudo voltada às vendas de Natal, é sempre promissora para o comércio e não tem como ficar de fora. A expectativa é de que as empresas mantenham a participação do ano passado, o que garantiria o sucesso da nova campanha.
Mas a Aciacan quer mais e programa a Semana do Varejo, em parceria com o Sebrae. O wokshop terá duração de cinco dias e será realizado no período de 15 a 19 de setembro, a partir das 19 horas. As inscrições estão abertas na Aciacan. Fechando setembro, de 29 a 3 de outubro, haverá o curso SEI (Soluções para o Empreendedor Individual), em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Cantagalo.
Em outubro, está programado um desfile infantil para o dia 4, no Centro, a partir das 16 horas. A Semana da Tecnologia, com participação do Sebrae, será de 15 a 17, enquanto que o Festival da Canção, do Ponto de Cultura Música na Praça, encerrará o mês com programação nos dias 24 e 25. A promoção ‘Natal Sortudo’, no entanto, será aberta em novembro, mesmo mês em que o projeto vai oferecer curso sobre venda e vitrine para o Natal, também com participação do Sebrae. O mês de dezembro ficará reservado para as ações da campanha ‘Natal Sortudo’, o que também incluirá a chegada de Papai Noel.
A reunião com os comerciantes também contou com participação do prefeito Saulo Gouvea (PT), que anunciou a continuidade das parcerias da Aciacan com a Prefeitura. Segundo ele, a Prefeitura vai garantir a ornamentação da cidade, a iluminação especial das praças e as atrações já tradicionais, como a Cantata de Natal, com alunos das escolas públicas e privadas. Saulo Gouvea também aproveitou para falar um pouco sobre as dificuldades financeiras da Prefeitura, que amarga uma perda de R$ 2,6 milhões na arrecadação de 2013, valor que poderá aumentar para R$ 4,2 milhões este ano. “Mas já estamos tomando as devidas providências para que possamos dar a volta por cima e superar esses problemas”, finalizou.