O prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) recebeu, em seu gabinete, no último dia 3 de setembro, o presidente do Instituto de Pensão, Aposentadoria e Benefícios do Município de Cordeiro (Ipamc), Rodrigo Hermsdorff, e, com ele, uma ótima notícia: foi emitido o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) da Prefeitura de Cordeiro, com validade até o dia 2 de março de 2015.
Em consequência de débitos e irregularidades de administrações anteriores, o CRP de Cordeiro não era emitido desde março de 2005, ou seja, há mais de nove anos, impedindo, inclusive, a realização de parcerias com o Governo Federal visando a liberação de recursos.
Em alguns convênios firmados no período de inadimplência, Cordeiro só conseguiu a liberação de recursos através de liminares judiciais, mas, agora, a situação, que se arrastava há quase uma década, foi resolvida efetivamente, graças a méritos das administrações da Prefeitura e do Ipamc. “Temos um servidor municipal cordeirense como presidente do Ipamc e um empresário cordeirense como prefeito. Batalhamos muito para resolver essa situação e, hoje, estamos orgulhosos por mais essa conquista”, declarou Leandro Monteiro.
Sem o CRP, não é possível receber transferências de recursos da União; celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes, bem como financiamentos e subvenções em geral com órgãos ou entidades da administração direta ou indireta da União; liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais, entre outras questões.