O Centro de Tradições Carmense foi inaugurado em 16 de julho deste ano, durante a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da cidade. O local foi criado para desenvolver o turismo, expor o trabalho dos artesãos e os produtos agroindustriais produzidos na cidade.
O espaço é aberto ao público de quinta-feira a domingo, das 14h às 20h. Aos sábados, também funciona pela manhã. Além de indicações turísticas de toda a região, inclusive das cidades vizinhas, o espaço é gratuito para os artesãos. Diversos produtos artesanais ficam expostos à venda.
A Prefeitura de Carmo, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, escolheu um imóvel na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, para facilitar o acesso aos turistas. Até setembro, o local recebeu mais de 1,5 mil visitantes.
De acordo com a Prefeitura, vale a pena conhecer o Centro de Tradições, conferir os produtos e buscar informações turísticas. Também no Centro está a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, que fica na mesma praça.
Construída em 1876, foi tombada como patrimônio histórico nacional em 1964 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esta e outras informações do município estão no Centro de Tradições.