Incêndio destrói extensa área próxima à cidade de Cantagalo

O fogo que tomou conta da vegetação seca da periferia de Cantagalo assustou os moradores e ameaça o centenário Palacete do Gavião. O inestimável patrimônio histórico nacional corre risco de ser tomado pelas chamas.

A queimada de grandes proporções destruiu, desde as primeiras horas da tarde de sábado, dia 11, uma enorme área de vegetação. O forte calor, o pasto seco e o vento contribuíram para que as chamas se alastrassem rapidamente atingindo os morros entre as localidades do trevo de Aldeia e do bairro Cantelmo.

Os homens do Corpo de Bombeiros do município de Cantagalo chegaram a receber auxílio das corporações de municípios vizinhos e até da cidade de Nova Friburgo na ajuda de combate ao fogo. Segundo informações, os militares utilizaram abafadores e enxadas para tentar fazer um bloqueio ao fogo.

Na noite de domingo, dia 12, e na manhã de segunda-feira, dia 13, uma nuvem de fumaça pôde ser vista por toda a sede de Cantagalo. No início da noite de domingo, muita fuligem pode ser observada caindo nas casas e ruas do município.

Moradores assustados, em especial do bairro Cantelmo, na periferia  de Cantagalo, chegaram a pedir socorro a parentes e amigos para que pudessem fugir do excesso de fumaça que invadiu a maioria das residências. O medo é de que as chamas sem controle também cheguem a residências na periferia.

Cordeiro alerta a população para a coleta de óleo vegetal saturado

Recentemente, a Prefeitura de Cordeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente, assinou Termo de Cooperação Técnica com três cooperativas, com a finalidade de regularizar, no município, a coleta de óleo saturado, seguindo determinações da Lei Estadual 5.065, que instituiu o Programa Estadual de Tratamento de Óleos e Gorduras de Origem Vegetal ou Animal e de Uso Culinário.

Como a adesão ao programa ainda é pequena, o secretário de Meio Ambiente, Paulo Araújo, vem fazer um apelo aos comerciantes e à população de um modo geral, solicitando uma participação mais efetiva dos cordeirenses nesse importante projeto que visa minimizar o impacto ambiental decorrente da disposição indiscriminada desse material na natureza, considerado altamente poluente, já que possui componentes que contaminam o solo e cursos hídricos.

Paulo Araújo aproveita para dar a seguinte dica: “é importante que as pessoas armazenem o óleo vegetal saturado, que é aquele óleo usado nas frituras, em vasilhas plásticas, garrafas PET, bombonas e similares, para que a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente possa recolher o material”.

Depois de armazenar, o munícipe deve ligar para a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (22) 2551-0620, para agendar a coleta do óleo em sua residência ou ponto comercial. Se preferir, pode entregar o óleo na sede da secretaria, localizada no Centro Administrativo (antigo prédio da Delegacia de Polícia Civil), em frente ao Parque de Exposições Raul Veiga, no bairro Santo Antônio (Arraial do Sapo).

O secretário reforça que é de suma importância não jogar o óleo no ralo da pia da cozinha, pois, além de entupir a tubulação, ele contamina a água, o solo e o próprio esgoto, cujas redes podem ser bloqueadas em razão de a gordura aderir à tubulação. “Para se ter uma ideia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros d’água, causando a mortandade de peixes e de outros animais aquáticos”, reforça Paulo Araújo.

Estado do Rio de Janeiro ganha rede de sementes agroecológicas

Mais de cem produtores agroecológicos e técnicos oriundos de 25 municípios do Estado do Rio de Janeiro participaram, de 28 a 30 de setembro, em Nova Friburgo, do 1º Encontro Estadual de Sementes Agroecológicas.

Com o tema ‘Que futuro queremos para o estado do Rio de Janeiro?’, o evento marcou a criação da rede fluminense de sementes agroecológicas e orgânicas, fórum interinstitucional que busca fortalecer o diálogo dos poderes públicos estadual e federal com a sociedade civil organizada, para promover a sustentabilidade no campo. O objetivo é estimular a gestão comunitária e a valorização da diversidade através da pesquisa, da educação e da assistência técnica e extensão rural.

O superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Estadual de Agricultura e secretário executivo do Rio Rural, Nelson Teixeira, apresentou um balanço das ações de apoio à cadeia dos orgânicos e em transição agroecológica nas regiões Noroeste e Serrana, além das modalidades de incentivo financeiro disponibilizadas pelo programa para adoção de práticas produtivas sustentáveis nas microbacias, seja de forma individual ou coletiva.

O engenheiro agrônomo Luiz Antônio Antunes de Oliveira, coordenador do Núcleo de Pesquisa Participativa do Rio Rural, destacou as ações em desenvolvimento pela Pesagro-Rio na multiplicação de sementes, na produção de mudas, insumos e defensivos alternativos através da Rede de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Serviços Sustentáveis em Microbacias Hidrográficas.

Durante todo o encontro, houve apresentações de experiências exitosas dos atores envolvidos, a discussão e a formatação de demandas, além de esclarecimentos sobre legislação, políticas públicas, fitossanidade, transferência de tecnologias e outros assuntos relacionados à produção de sementes agroecológicas. Um dos momentos que mais estimularam os participantes foi a feira de troca de sementes e experiências, realizada no terceiro e último dia de atividades.

Organizadores enaltecem sucesso da Exposição de Valão do Barro

A edição deste ano da XXII Exposição Agropecuária e do XXV Concurso Leiteiro, realizada no Parque de Exposições Álvaro Romualdo de Oliveira, em Valão do Barro, segundo distrito de São Sebastião do Alto, ficará para a história como uma das maiores do município. Foram quatro dias com atrações como a Companhia de Rodeio Falcão, shows com Ministério Sarando a Terra Ferida, Bento e Mariano, Chapahalls do Brasil, César Menotti e Fabiano, Diego Lacer e Glauco Zulo, e, ainda, apresentações na Tenda Cultural, concurso leiteiro e provas hípicas.

De acordo com o prefeito Mauro Henrique (PT), foi emocionante poder fazer este evento. “Tivemos coragem e, acima de tudo, força de vontade para realizar um evento desta magnitude, que ficará marcado na história, como um dos maiores. Pela primeira vez, utilizamos todo o espaço do Clube Valonense. Trabalhamos duro para que, tanto nossos munícipes quanto os visitantes, pudessem se divertir de forma confortável e segura, mas isso só foi possível graças à união de todos”, frisou o prefeito.

Para a dupla César Menotti e Fabiano, foi uma satisfação tocar no interior do estado. “É um público muito querido e receptivo. Gostaríamos de destacar algumas músicas que não podem faltar no repertório dos shows que são: ‘Ciumenta’ e ‘Não era eu’. Estas duas são as que temos que tocar em cada apresentação que fazemos. Aproveitar a oportunidade e deixar um recado para a galera que curti a gente em São Sebastião do Alto. Muito obrigado pelo carinho e estamos juntos”, declarou.

O secretário de Turismo, Esporte Lazer e Promoções, Pedro Américo, fez questão de agradecer e parabenizar aqueles que direta e indiretamente ajudaram a promover a festa. 

– Deixo meu agradecimento e parabenizo o prefeito Mauro Henrique, os secretários de governo, diretoria e associados do Clube Valonense, toda equipe da Prefeitura, equipe da Emater/Rio, o povo do município de São Sebastião do Alto, em especial o povo de Valão do Barro. A nossa exposição agropecuária e concurso leiteiro retornam de forma grandiosa ao cenário dos grandes eventos em favor dos nossos produtores. Foi muito mais que uma festa, foi um ponto de encontro, de descontração dos produtores e familiares unidos. É a nossa cultura. Mais uma vez, parabéns a todos nós, que acreditamos e, com seriedade, realizamos mais uma edição da nossa feira agropecuária. Sucesso total, e que venha a edição 2015 – salientou.

Cooperativa de Macuco e Ouro Fino auxiliam produtores contra carrapatos

A Cooperativa Regional Agropecuária de Macuco e a empresa de medicamentos Ouro Fino Saúde Animal realizaram, no último dia 26 de setembro, uma grande reunião onde participaram dezenas de produtores rurais com o objetivo de informar sobre as novas técnicas de combates ao carrapato, mosca do chifre, bicheiras e diversos parasitas. O evento contou com a presença de médicos veterinários, que, além de suporte aos pecuaristas, ofereceram produtos exclusivos da empresa mineira.

O evento, que teve início às 19 horas, teve como palestrante inicial o veterinário Felipe Pitanga, que informou as novas tecnologias e manejos sanitários adequados para pecuária leiteira. Através de slides também foram apresentados gráficos mostrando os impactos e prejuízos no bolso do produtor, quando não se usa produtos com controle de qualidade. Ainda foi falado como se faz o uso de um controle estratégico e os trabalhadores aprenderam as datas do controle dos carrapatos e outros parasitas. “No controle dos carrapatos, a data certa é no final da seca e início das águas, ou seja, nos meses de setembro e outubro”, enfatizou o veterinário.

Para os produtores, também foi explicado que, se entrarem no próximo verão com menos carrapato, a tendência será a diminuição futura da população. Também foi apresentado um calendário sanitário para animais de uma propriedade modelo.

Para o vice-presidente da Cooperativa de Macuco, Tadeu Erthal, a participação dos veterinários da empresa Ouro Fino fortalece os benefícios em prol do aumento da produção leiteira na região e os produtos ofertados dão muita garantia por serem de qualidade e que realmente combatem vermes internos, externos e até acabam com  pragas que fazem um animal sofrer. “Estamos orgulhosos desta parceria com a Ouro Fino e quem ganha é o produtor”, disse Erthal, alertando que todos os  cooperados têm total amparo dos profissionais veterinários mineiros.

Também participaram da palestra os veterinários Daniel Costa e Fábio Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email