Cordeiro tem avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e funciona como um indicador nacional para o monitoramento da qualidade de educação. O índice é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (percentual de alunos aprovados) e pela média de desempenho dos alunos nas avaliações externas aplicadas pelo Inep. A Prova Brasil é realizada a cada dois anos para os alunos do 5° e do 9° anos escolares, que fecham os ciclos do ensino fundamental I e II, respectivamente. As metas são diferenciadas para cada escola e rede de ensino e, em 2022, a meta é atingir a média de seis pontos.

Para as turmas do 5° ano do ensino fundamental, a meta estabelecida era 5,2 e Cordeiro alcançou 5, atingindo 96% da meta projetada. Já para as turmas de 9° ano, a meta estabelecida era 4,6 e o Ideb registrado no município foi 4,1, com alcance de 89% da projeção. O destaque maior ficou com os alunos do 5° ano da Escola Municipal José Pinho de Carvalho, que superaram a meta para a unidade escolar (5) com um 5,7.

A secretária de Educação, Madalena Tavares, parabeniza professores e alunos da rede municipal e, para 2015, adianta que a Secretaria de Educação e as escolas estão se mobilizando para desenvolver um trabalho que aumente o desempenho do 5° ano escolar em 10%, para atingir a meta de 5,5, e do 9° ano em 22%, para chegar a 5.

Escola Municipal José Pinho de Carvalho – aumento de 30% do Ideb 2013 em relação a 2011. Ultrapassou 14% da meta projetada para a escola e 10% da projeção para o município.

Escola Municipal Zuleika Júdice de Mattos Rodrigues – Teve um aumento de 17% no Ideb de 2013, em relação a 2011. Atingiu 95% da meta projetada para a escola e 81% da meta projetada para o município.

Escola Municipal Nelly de Rezende Maranhão – Participou, pela primeira vez, do Ideb em 2013 sem meta definida, atingiu 85% da meta do município.

Escola Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves – Teve um aumento de 17% no Ideb de 2013, em relação a 2011 e atingiu 87% da meta projetada pelo município em 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email