Um dos objetivos é resgatar as antigas brincadeiras de crianças, hoje esquecidas
A Secretaria de Cultura de Cantagalo, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cederj) e o Ponto de Cultura Os Serões do Seu Euclides (Projeto 100 Anos sem Euclides), inaugurou, na manhã do último dia 12 de outubro, marcando o Dia das Crianças, a Ludoteca da Cunha, a primeira brinquedoteca da região e que funciona na Biblioteca Pública Municipal Acácio Ferreira Dias (Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, s/nº – Centro).
Coordenadoras do projeto, as professoras Anabelle Loivos Sangenis e Anélia Pietrani explicaram que o espaço é voltado para crianças em fase de letramento, da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental. “A ludoteca ficará aberta de segunda a sábado, e serão desenvolvidas diversas atividades lúdicas de incentivo à leitura e às artes em geral. Durante a semana, haverá participação da Secretaria de Cultura, enquanto que, nos finais de semana, contaremos com a nossa equipe, além de bolsistas da UFRJ, Uerj e dos alunos dos cursos de pedagogia e história do Cederj, numa espécie de gerência compartilhada do projeto”, explicou Anabelle Loivos.
Na Ludoteca da Cunha, pais, mestres e crianças terão a oportunidade de brincar livremente com jogos, livros, brinquedos tradicionais e instrumentos musicais. A proposta é, também, resgatar as brincadeiras tradicionais, as rodas, os brinquedos cantados e os modos de brincar regionais. Esse tipo de atividade também tomou conta da Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, antes da abertura oficial do novo espaço lúdico da cidade.
A secretária de Cultura, Cristiane Robadey, disse que o local é serviço cultural, recreativo e formativo para as crianças. “É com grande prazer que entregamos à comunidade cantagalense, neste ano do bicentenário de nossa cidade, a Ludoteca da Cunha, na Biblioteca Pública Municipal Acácio Ferreira Dias. Neste Dia das Crianças, queremos presentear cada pequeno cantagalense com o que há de melhor: livros e brincadeiras”, destacou a secretária, que também já prepara a programação de fim de ano.