A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, recentemente, um amplo relatório sobre o câncer. Um dos que mais preocupam é o de pele, exatamente por conta do excesso de exposição ao sol. A entidade reconhece ser comum, num país tropical como o Brasil, essa excessiva exposição ao sol e recomenda o uso de filtro solar diariamente.
Seguindo as orientações da OMS e demonstrando preocupação com o bem-estar de seus funcionários, especialmente com aqueles que trabalham expostos ao sol, a Secretaria de Saúde está distribuindo filtros solares para que seus servidores atuem com a devida proteção. “Também estamos providenciando outros equipamentos de proteção individual para que os servidores exerçam suas funções com qualidade e bem protegidos”, garante o secretário Márcio Barbas.
No Brasil, cerca de 80% dos casos de câncer possuem tratamento viabilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A incidência da doença, de acordo com a OMS, pode ser reduzida por meio de estratégias de prevenção, de detecção precoce e de tratamento. O prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) afirmou que “é indispensável aos servidores o uso do protetor solar. Estamos atuando preventivamente contra um mal cujas mazelas não têm precedentes”.