O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) realizou, no dia 30 de outubro, no município de Nova Friburgo, palestra sobre o tema gestão ambiental, com enfoque nas micro e pequenas empresas. O evento contou com a presença de empresários, da presidente da Representação Regional da Firjan, Márcia Carestiato Sancho, e do secretário de Meio Ambiente de Nova Friburgo, Ivison Macedo.
As especialistas Carolina Zoccoli e Mariana Maia, da Gerência de Meio Ambiente da Firjan, tiraram dúvidas sobre licenciamento ambiental e como a implantação da gestão ambiental pode impactar, diretamente, na lucratividade da empresa, além de apresentarem a Cartilha de Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas, produzido pela Gerência de Meio Ambiente do Sistema Firjan e entregue, gratuitamente, aos participantes.
– Na cartilha, nós abordamos os principais temas que precisam ser tratados pelas empresas. Normalmente, ela tem que ter uma gestão mínima dos resíduos, do uso de água e lançamento de efluentes, dos produtos químicos que ela utiliza, tanto no processo como dentro da empresa para outras atividades – explica Carolina Zoccoli.
Os participantes fizeram perguntas principalmente sobre os temas licenciamento ambiental e gestão de resíduos, assuntos que sofreram modificações este ano. “As principais mudanças não atingem muito as pequenas empresas, mas elas vão atingir no futuro. Elas dizem respeito basicamente à legislação de resíduos e algumas regulamentações que as empresas têm que cumprir; e sobre novas regras que passam a responsabilidade do licenciamento ambiental de algumas empresas para o município”, comenta Carolina.
Para a técnica em segurança do trabalho Laís Oliveira Alves de Assis, a palestra foi uma importante fonte de conhecimento e, apesar da empresa onde trabalha já ter o licenciamento, acredita ser importante estar sempre atualizada. “A palestra é interessantíssima e elucidou bastante a questão ambiental para mim. Nós sempre extraímos coisas novas, detalhes que não conhecíamos e que são importantes”, avaliou a técnica.
O evento também teve a apresentação da Elas Ecomodas, confecção que desenvolve uma série de ações visando à preservação do meio ambiente. O casal Alex e Adriana Santos, proprietários da empresa, enumerou essas ações e falou sobre a importância de investir em preservação ambiental.