Colégio Euclides da Cunha e Olimpíada Brasileira de Astronomia: 16 anos de desafios

Este ano, aconteceu a XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), iniciada em 1998. O Colégio Euclides da Cunha, de Cantagalo, com seu pioneirismo em práticas pedagógicas, participa da OBA desde 1999, ou seja, desde sua segunda edição, ainda no século passado. Gerações de alunos sucederam-se nos bancos do colégio aprendendo a desvendar e se encantar com os mistérios do universo.

Junto à organização da OBA, que tem por objetivos primários a divulgação de conhecimentos astronômicos e a conquista do gosto pelo estudo desta ciência pelos alunos de todo o Brasil, o Colégio Euclides da Cunha atuou ativamente junto à coordenação da OBA em nossa região, efetuando um significativo trabalho de divulgação entre muitas escolas que, então, passaram a participar da competição também.

Ao longo desses 16 anos, muitas práticas pedagógicas foram estabelecidas no Colégio Euclides da Cunha com o objetivo de aumentar o encantamento e fomentar o aprendizado dos alunos. Entre estas, a coordenadora da OBA no Colégio Euclides da Cunha, desde a sua primeira participação na OBA, a professora Fabiana Corrêa destaca as aulas práticas de astronomia com a visualização do céu noturno, palestras com o astrônomo Marcelo de Oliveira Souza, astrônomo e professor de física da Uenf, formação de grupos de estudos astronômicos e qualificação dos professores no Planetário da Gávea, em cursos promovidos pela organização da OBA.

Motivados pelo gosto despertado pela OBA em relação à astronomia, alguns alunos chegaram a participar de encontros de astronomia promovidos pelo Centro de Astronomia Louis Cruls, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado, e, assim, conhecerem o astronauta brasileiro Marcos Pontes. Alguns ex-alunos, considera ainda a professora, já às portas de completarem sua formação em nível superior, guardam, com orgulho, verdadeiras coleções de medalhas da OBA, obtidas nos anos de suas participações.

A participação na OBA, como enfatizou a diretora Jaqueline Campanati Biscácio, faz parte da história do Colégio Euclides da Cunha e o desempenho dos alunos, acumulando mais de 30 medalhas ao longo dos anos, é motivo de orgulho para a equipe de professores e diretores.

Em 2014, o desempenho dos alunos do Colégio Euclides da Cunha na OBA fez jus a esta história de conhecimento, descobertas, conquistas e medalhas. Motivados pelos professores de ciências, os alunos no 3º ao 9º ano do ensino fundamental, participaram de mais uma edição da OBA. Os destaques ficaram por conta dos alunos do 9º ano, que conquistaram oito medalhas: Millena Garcia Ferreira de Oliveira (medalha de ouro), Ariele Muniz Torres de Souza, Olívia Bard Campanati, Pedro Abrahim de Oliveira Lima (medalha de prata), Beatriz Queiroz Reis, Bruna Danorato Cruz, Isabelle Gomes Curty e Vitória Leite Jacob (medalha de bronze).

A diretora Jaqueline Biscácio acredita que este resultado, além de representar o reconhecimento do trabalho e esforço doa alunos e professores, servirá de motivação para que os alunos continuem se envolvendo com essa competição de nível nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email