A Representação Regional Firjan/Cirj (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro/Centro Industrial do Rio de Janeiro) no Centro-Norte Fluminense realizou, no último dia 17 de novembro, palestra que discutiu questões sobre a mobilidade urbana, um dos grandes problemas de Nova Friburgo.
Márcia Carestiato Sancho, presidente regional da Firjan, abriu o encontro destacando a importância do tema e citou o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aponta a falta de mobilidade como um dos principais entraves para a produtividade das empresas.
A palestra, realizada no auditório no Senai Espaço da Moda, foi ministrada por Carlos Leite, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e consultor em diversas cidades brasileiras em processos de reinvenção urbana, para o setor público e privado, incluindo Operações Urbanas e revisão de Planos Diretores. Especializado em desenvolvimento urbano sustentável, é arquiteto e urbanista, com pós-doutorado pela Universidade Politécnica da Califórnia.
De acordo com o especialista, o crescimento desordenado no século XX causou os problemas de mobilidade e é necessário, a partir de agora, fazer um planejamento para o futuro. Para isso, seria necessário o envolvimento de toda a sociedade. “Eu acho que essa é a primeira lição: todo mundo tem que participar, a iniciativa privada, o setor público e a comunidade, ricos ou pobres”, finalizou.