O Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) realizou um evento no último dia 27 de novembro, em Cordeiro, como parte do ciclo de palestras sobre gestão ambiental, promovido em diversas regiões do estado do Rio. As especialistas Carolina Zoccoli e Mariana Maia, da Gerência de Meio Ambiente da Firjan, tiraram dúvidas sobre licenciamento ambiental e como a implantação da gestão ambiental pode impactar, diretamente, na lucratividade da empresa, além de apresentarem a Cartilha de Gestão Ambiental para Micro e Pequenas Empresas, produzido pela Gerência de Meio Ambiente da Firjan e entregue gratuitamente aos participantes.
– Na cartilha, nós abordamos os principais temas que precisam ser tratados pelas empresas. Normalmente, ela tem que ter uma gestão mínima dos resíduos, do uso de água e lançamento de efluentes, dos produtos químicos que ela utiliza, tanto no processo como dentro da empresa para outras atividades – explica Carolina.
A especialista falou também sobre como cada município e cada setor possuem realidades e necessidades muito específicas e esse formato de apresentação que a Firjan tem feito desmistifica as exigências legais, melhora os resultados e tira as dúvidas dos empresários, em um debate mais próximo e mais aberto.
Durante a palestra, Mariana destacou a importância de ficar atento à cadeia de valor, o que considera como expressão chave para que os empresários entendam como podem melhorar e adequar sua atuação para atender às exigências legais hoje e nos próximos anos. “Algumas legislações já começam a buscar como as empresas estão lidando com as suas cadeias de valores, os seus fornecedores de matéria-prima, suas fontes de energia e como os distribuidores estão lidando com o seu produto pós fabricação. A indicação de como começar é iniciar pelo básico”, comenta.
As matrizes de reconhecimento das etapas de produção para visualização de gerenciamento dos resíduos gerados no processo e o uso da água e da outorga foram as principais dúvidas dos empresários, que foram orientados sobre a busca de informações junto aos órgãos competentes para melhor entender o papel das empresas e como pôr em prática a regulamentação de forma mais vantajosa e eficiente para o meio ambiente, sem representar aumento nos custos.
A palestra sobre gestão ambiental foi parte da reunião da Comissão Intermunicipal da Firjan em Cordeiro, Macuco e Cantagalo. Na ocasião, o presidente da Comissão, Mauro Alvim, fez um balanço das ações de 2014 e destacou a importância da participação dos empresários para identificar as demandas locais e promover maior integração com os municípios da região.
Mauro Alvim comentou sobra a solicitação da comissão para a criação de uma base operacional da Firjan no município para atender às empresas da região e a partir dessa unidade criar também uma unidade operacional do Sesi (Serviço Social da Indústria) para saúde ocupacional. Para o ano que vem, já está prevista a abertura de uma escola técnica, que foi um pleito que surgiu em reuniões anteriores da comissão.