A Diocese de Nova Friburgo celebrou, na última segunda-feira, 8 de dezembro, sua padroeira, a Imaculada Conceição. A missa solene, presidida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso foi realizada na Catedral de São João Batista, em Nova Friburgo, às 19 horas. Além da festividade, a data foi marcada pela inauguração da Web Rádio Semear.
A Diocese de Nova Friburgo recebeu, por breve pontifício de 3 de junho de 1961, como padroeira principal, a Bem-aventurada Virgem Maria, sob o título de Imaculada Conceição. Seu padroeiro secundário é São João Batista. No dia 27 de maio de 1962, foi feita a consagração diocesana. A festa da Imaculada foi instituída pelo Beato Pio IX e teve a proclamação do dogma no dia 8 de dezembro de 1854. A comemoração é datada do século VIII e começou a ser celebrada no Oriente, sendo trazida, um século depois, para o Ocidente.
O novo canal de comunicação da Diocese de Nova Friburgo, que tem a iniciativa de Dom Edney, inicialmente contempla a transmissão de músicas, a Oração do Angelus, às 18h, com o bispo, e missas ao vivo. A inauguração oficial ocorreu juntamente com a festividade da Imaculada Conceição, com transmissão ao vivo da missa solene.
Para o prelado, que vê a comunicação como uma pastoral de articulação, o novo projeto da web rádio significa uma maior “democratização da informação”.
De acordo com o coordenador diocesano da Pastoral da Comunicação (Pascom), o repórter Jorge Ronald, o projeto tem como meta a evangelização, e o rádio, mesmo que através da internet, um meio de comunicação que se expande a cada dia, torna-se uma ferramenta fundamental de união das pessoas.
– A mídia tem um papel fundamental na opinião pública, e a igreja não pode ficar de fora dessa arena. A Diocese de Nova Friburgo, atendendo ao pedido do nosso bispo diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, vem criando “pontes” de comunicação para aproximar as pessoas – disse.
E completou: “o nome, Web Rádio Semear, revela, com muita nitidez, nossa intenção em inaugurar mais esse serviço. Queremos semear a palavra de Cristo: “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc. 16, 15)”. Com a transmissão da Rádio Semear pela web, ampliamos infinitamente nosso campo de comunicação, missão e serviço”, explicou o coordenador.