Mariana Barreto é a representante da beleza negra em Cordeiro

Charme, beleza e elegância marcaram a noite do dia 10 de dezembro, em Cordeiro, quando pessoas de diversos bairros da cidade lotaram as dependências do Centro Cultural Ione Pecly para conhecer, de perto, a mais nova representante da beleza negra da Cidade Exposição.

Idealizado pela Secretaria de Cultura, como parte da programação de final de ano, o Concurso Odara Beleza Negra/Fase Municipal superou as expectativas de quem aguardava um evento apenas voltado à beleza física feminina. Os espectadores receberam uma aula de história sobre a raça negra e voltaram para casa com profundas reflexões sobre o tema.

Abrindo a programação do concurso, alunos do Ciep Oswaldo Cruz, dirigidos pelo professor e escritor Luiz Antônio Cavalheiro, apresentaram um miniespetáculo musicoteatral onde a mescla de dança e dramaturgia chamou a atenção do público com mensagens antirracismo e de valorização da cultura negra, arrancando muitos aplausos.

Personalidades cordeirenses ligadas aos segmentos da moda e cultura integraram o corpo de jurados, entre elas a primeira-dama Fabiana Moulin Monteiro; os decoradores e carnavalescos Joberson Lopes e Darnel Pinheiro; a cantora e atriz Carla Soul; a empresária Danielle Iunes; e a personal trainer Tainan Fernandes.

Convidados especiais, o prefeito Leandro Monteiro (PCdoB); o secretário de Cultura, Allessandro Concencio; e o professor e advogado Henrique Júlio acompanharam, atentamente, os desfiles. Conhecedor e disseminador dos fatos históricos da negritude, Henrique Júlio descreveu passagens de sua trajetória como estudante. “Sou um negro pobre que obteve sucesso pelos estudos. É preciso vencer o preconceito através da educação”, aconselhou.

A vencedora e nova representante de Cordeiro para os próximos concursos regionais de beleza negra foi a jovem estudante Mariana Barreto.

Com 16 anos de idade, 52 kg, 1,72 metro de altura, cabelos e olhos castanhos, Mariana Barreto ficou emocionada ao receber, das mãos do prefeito, a premiação. Domingo passado, 14 de dezembro, ela participa do Concurso Odara Beleza Negra/Etapa Regional, na sede da Sociedade Musical Fraternidade Cordeirense, às 20 horas, ao lado de concorrentes de toda região.

Contente com o sucesso do evento, o prefeito fez menção à importância da raça negra para o Brasil. “Em todos os segmentos, observamos a presença marcante desse povo forte, inteligente e batalhador. Sou casado com uma linda mulher negra, que me deu filhos lindos, e fico muito à vontade para opinar sobre esse tema”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email