Encontro reúne folias de reis de 13 municípios em Cantagalo

Folias de reis de 13 municípios estiveram participando, no último dia 7 de dezembro, do XVIII Encontro de Folias de Reis de Cantagalo, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. No Centro-Norte Fluminense, Cantagalo é o município com o maior número de agremiações. São dez folias organizadas através de uma associação, parceria da Prefeitura na organização do encontro todos os anos.


O evento aconteceu na Rua Maestro Joaquim Antônio Naegele, onde as folias tiveram espaço à vontade para a apresentação de 20 minutos cada uma, dos quais 15 minutos para os cantos e cinco minutos para a apresentação dos palhaços. Além de almoço, cada agremiação foi brindada com uma subvenção social de R$ 250, troféu e certificado.

– É um evento esperado o ano inteiro e que tem se tornado tradição no município. Todas as folias gostam de participar do encontro de Cantagalo, o que faz aumentar, a cada ano, o número de participantes, assim como o de público – disse o presidente da Associação de Folias de Reis de Cantagalo (AFRC), Rivail Gomes Gabriel, que assumiu a entidade há pouco mais de um ano. Fé, devoção, folclore, cultura e tradição são preservados por essas agremiações ao longo dos anos, passando de geração a geração.

Durante a apresentação, as folias entravam, cumprimentavam o público e utilizavam o mesmo sinal de reverência – agachados – em respeito ao presépio, uma simbologia montada no palco pela Secretaria Municipal de Cultura.

A bênção das folias, dos foliões e do público presente, com a participação do padre Jeferson Fernandes Nóbrega, da Paróquia do Santíssimo Sacramento de Cantagalo. O padre aproveitou para, em poucas palavras, destacar a importância das folias de reis como uma das formas de preservação da cultura popular. “Esse tipo de movimento é imprescindível, pois fortalece a cultura e a memória do povo. Um povo sem cultura não tem história, não tem memória. Por isso, todas as folias e os organizadores estão de parabéns por lutarem pela preservação de cultura e da memória cantagalense, regional e brasileira”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email