Caminhada pela Paz nas cidades


A caminhada teve início às 10 horas, com concentração na rodoviária municipal e percurso até a Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz. Também participaram estudantes de escolas municipais e o Instituto de Pensão e Aposentadoria Municipal (Ipam). Nas regiões Serrana e Centro-Norte Fluminense, de acordo com a secretária de Assistência Social de Cantagalo, Madalena Bard, foram 12 municípios envolvidos, todos participantes do Programa Viva Paz.

O objetivo da caminhada foi fazer um alerta à população sobre a violência doméstica, em especial a sofrida por crianças e adolescentes, além de mostrar que se pode viver em uma cultura de paz com educação, consciência e bom senso.

Centenas de pessoas na Caminhada da Paz em Carmo

A Caminhada pela Paz reuniu centenas de pessoas em Carmo na manhã do dia 5 de dezembro. Organizada pela Casa da Criança e do Adolescente, a caminhada teve apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e de Cultura.

A manifestação pacífica teve seu início no campo do Carmense e seguiu até a Praça Getúlio Vargas. O evento faz parte do programa Viva a Paz, que desenvolve a prevenção da violência doméstica contra crianças e adolescentes.

O evento contou com a participação de pastores evangélicos e do padre da cidade, que, juntos, pregaram a paz, independente de religiões. O prefeito César Ladeira (PT) firmou seu compromisso em apoiar programas de prevenção da violência e combate às drogas.

César Ladeira acompanhou toda a caminhada, desde seu inicio, usando a camisa da paz, confeccionada especialmente para o evento.

A camisa foi uma homenagem dos moradores ao taxista Sebastião Wermelinger, assassinado por um menor no dia 24 de novembro deste ano.

Cordeiro também realiza Caminhada pela Paz

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Cordeiro realizou a Caminhada pela Paz, no último dia 5 de dezembro. O evento contou com a participação de jovens e crianças do Centro de Jovens, entidade mantida pela secretaria, além de pais e da cAomunidade de uma forma geral. Atendendo a um apelo dos organizadores, a maioria das pessoas se vestiu de branco.

Realizada em parceria com a Casa da Criança de Nova Friburgo, a caminhada teve início no Colégio Estadual Antônio Pecly, no bairro Rodolfo Gonçalves, e seguiu pelas ruas da cidade até chegar ao Parque de Exposições Raul Veiga.

No encerramento, os participantes puderam acompanhar uma apresentação da Corporação Musical Cordeirense, fanfarra formada por alunos do Centro de Jovens. O prefeito Leandro Monteiro (PCdoB) participou e elogiou a iniciativa.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Raphael Miranda, destacou que o objetivo foi chamar a atenção para a violência que afeta, principalmente, crianças, adolescentes e idosos.

A ação integra um programa desenvolvido pela Casa da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo, entidade que atende a crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual, que são consequências da vulnerabilidade social.

Em São Sebastião do Alto, segundo distrito teve caminhada

Também no último dia 5 de dezembro foi realizada a Caminhada da Paz em Valão do Barro, segundo distrito do município de São Sebastião do Alto. O evento contou com a presença do prefeito Mauro Henrique (PT), acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Stela Dutra. Participaram da caminhada secretários de governo, alunos da rede municipal e estadual de ensino e representantes da Casa da Criança e do Adolescente.

A caminhada teve início em frente à Igreja Metodista e seguiu em direção à Praça Délcio Vahia de Abreu, no Centro, onde foi feito um pronunciamento acompanhado de uma oração com pedido de paz para o município de São Sebastião do Alto.

Segundo o prefeito, a caminhada foi um momento de reflexão e de conscientização sobre a paz. “Este é um pedido de toda a população, seja de São Sebastião do Alto ou outra localidade ao redor do mundo. Por isso, atos como este são de grande valia, porque muitos jovens participaram e sabemos que eles são o futuro da nossa sociedade. Desta forma, conscientizando os jovens de hoje, estamos conscientizado o homem de amanhã”, frisou Mauro Henrique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email