O curso de pintor de obras, realizado através da Secretaria de Desenvolvimento Social, teve a última aula no dia 9 de dezembro de 2014. O curso teve início no dia 24 de setembro de 2014 e foi ministrado pelo professor Erick Shoji Tachibana, no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Lutterbach, com os módulos ‘Tecnologia Básica da Construção Civil’, ‘Planejamento e Organização do Trabalho na Construção de Edificações’, ‘Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho’, ‘Técnicas de Pintura em Alvenaria e Concreto’, ‘Técnicas de Acabamento de Superfícies em Madeira, Metálicas e Especiais’ e ‘Atitudes Empreendedoras para o Mercado de Trabalho’.
Durante o curso, os alunos obtiveram o conhecimento de como preparar uma alvenaria para a execução de pintura/textura e como identificar e corrigir patologias (defeitos) da melhor forma. Aprenderam a preparar a parede para a pintura nova, desde a aplicação da seladora até a aplicação da tinta, a identificar e reparar patologias das paredes já pintadas e como executar a repintura destas, além de texturas especiais. Nesta fase do curso, eles adquiriram o conhecimento de como trabalhar com massas especiais, como a textura lisa e a textura rústica.
O curso foi ministrado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Ao longo do curso, os alunos receberam camisa, vale-transporte, auxílio-alimentação e todo o material didático.
O secretário Luiz Cláudio Gomes de Souza considera essa uma das maiores conquistas da sua gestão, pois o Pronatec iniciou em 2011 e, em apenas quatro meses de gestão, já se tornou realidade no município, iniciando com três cursos: pintor de obras, costureiro industrial do vestuário, em parceria com o Senai, e preparador de doces e conservas, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O secretário ainda destacou a importância dos cursos para o município, pois promovem a integração do aluno no mercado de trabalho e também a possibilidade de melhores salários.
O aluno Farly de Lima Ferreira, morador do bairro Reta e aluno dos módulos, fez questão de dar depoimento a respeito do curso. “O curso me trouxe muitos benefícios, pois, agora, exerço melhor o meu trabalho, de forma correta e segura, pois aprendi como fazer e qual o material mais adequado a usar. Participar desse curso foi importantíssimo para mim, pois hoje estou qualificado e sem contar o imenso prazer, pois as aulas foram dinâmicas e motivadoras. Quero, aqui, agradecer aos responsáveis que lutaram para trazer um curso dessa qualidade para o nosso município. Agradecer aos funcionários do Senai, Erik, o instrutor, e Fabiana, a pedagoga. Quero parabenizar ao prefeito Félix Lengruber (PMDB) pela sábia escolha dos profissionais que estão à frente desse programa”, finalizou.