A Diocese de Nova Friburgo recebe, desta sexta, dia 23, até domingo, 25 de janeiro, o núncio apostólico, Dom Giovanni D’Aniello. O representante do Papa Francisco no Brasil visitará alguns municípios e participará de diversos eventos importantes: missas, encontros com sacerdotes, religiosos e leigos e inaugurações.
De acordo com o vigário Geral e pároco da Catedral Diocesana de São João Batista, padre Marcus Vinícius Macedo, a iniciativa partiu do bispo diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso. “A ideia do convite surgiu do nosso bispo, pois é praxe que os bispos convidem o representante do Papa no país para que conheça as dioceses e viva uma experiência de fé com povo no qual foi enviado. O objetivo é transmitir ao núncio apostólico a nossa irrestrita e filial adesão ao Papa Francisco, seu ministério petrino e magistério, assim como o de celebrar o Ano Eucarístico Missionário com a nossa ação de graças pelos 145 anos da Catedral de São João Batista”, explicou.
Segundo padre Marcus Vinícius, esta é a primeira vez que Dom Giovanni visita o território diocesano. “A última vez que o núncio esteve na Diocese de Nova Friburgo foi em 2010, por ocasião da posse canônica de Dom Edney”, disse.
Núncio Apostólico – O Núncio Apostólico tem dupla missão. A primeira é representar o Papa e a Santa Sé diante do Brasil, onde ele é o decano do Corpo Diplomático junto ao governo. A segunda, de caráter pastoral, é transmitir a cercania e solicitude do santo padre para com todas as dioceses do Brasil e o desenvolvimento das mesmas.