O Carnaval em Santa Maria Madalena e Bom Jardim foi de raros conflitos, exceto os de consumo excessivo de álcool por jovens. Em Nova Friburgo, destaque para o clima familiar das festas de dia e do tradicional desfile da escola de samba Unidos da Saudade à noite. Nas demais cidades – Trajano de Moraes, Cordeiro, Cantagalo, Macuco e Duas Barras –, muita tranquilidade na folia.
Até a tarde de sábado, foram somente sete ocorrências na região. Em Nova Friburgo, que registrou a maioria das ocorrências, houve poucos registros: um de posse e consumo de entorpecente, um desacato e resistência, uma desobediência, um furto em estabelecimento comercial, um registro de lesão corporal, um abandono de incapaz e um caso de roubo de veículo (motocicleta em Cordeiro).
O roubo de uma moto Yamaha azul, 2015, foi registrado por um homem branco, de boné e mochila, estatura baixa e barba por fazer. Ele rendeu o proprietário por volta das 7h20min., próximo ao Parque de Exposições Raul Veiga.
Já na madrugada entre sábado e domingo, foram registradas uma lesão corporal; mais um abandono de incapaz, um caso de uso e consumo de drogas; e um homicídio (em registro na 151ª DP de Nova Friburgo).
No domingo, houve um acidente de trânsito com vítima; um bem encontrado; uso e consumo de drogas no Perissê; furto em residência em Bom Jardim; acidente de trânsito com vítima e disparo de arma de fogo no Cordoeira, em Nova Friburgo (efetuado pelos marginais com a presença da polícia).
Já na segunda-feira de Carnaval, houve razoável tranquilidade. Aconteceu um caso de esfaqueamento sem gravidade não sendo registrado, pois não havia acusado; um de desacato praticado por um menor na praça Getúlio Vargas, em Nova Friburgo; um atropelamento em frente ao Clube de Xadrez; um caso de posse e uso com quatro conduzidos e seis pinos de cocaína. Neste último registro, não houve elementos para configurar o tráfico.
COLISÃO E QUEDA: Duas pessoas ficaram feridas na quarta-feira de cinzas (dia 18 de fevereiro) em Nova Friburgo, por conta de uma queda de moto e uma colisão entre um Gol e uma motocicleta. Um jovem de 24 anos teve escoriações leves, segundo o Corpo de Bombeiros, ao bater de frente com o carro na manhã.
Outro homem de 32 anos ficou ferido ao perder o controle da motocicleta que pilotava. O acidente foi de tarde em São Pedro da Serra, na divisa com Lumiar, em Nova Friburgo, mas ele foi levado para o Hospital Raul Sertã, em Friburgo. Ele também sofreu escoriações leves, segundo os bombeiros.
A colisão entre carro e moto aconteceu na Avenida Governador Roberto Silveira, no distrito de Conselheiro Paulino. A vítima também foi levada para o Hospital Raul Sertã.
ADOLESCENTE MORTA PELO PAI: Uma adolescente de 15 anos foi encontrada morta, no domingo (22), na casa do pai, onde tinha ido passar o fim de semana, na área rural de Carmo. De acordo com a Polícia Militar (PM), o pai a encontrou caída ao chão, com uma corda no pescoço, no Sítio Santo Antônio. Ainda segundo a PM, ele estava procurando a menina que havia sumido.
A Polícia Civil, da 112ª Delegacia Policial na cidade, informou que já tem um suspeito, mas não pode dar detalhes sobre o caso para não atrapalhar as investigações, que estão em andamento. O caso foi registrado como homicídio.
ESTUPRO NO CARMO: Uma adolescente de 16 anos foi estuprada domingo (22) pelo amigo do namorado, de 18 anos, com quem passava o Carnaval em Carmo. O caso aconteceu no bairro Progresso, na casa do suspeito, de 35 anos, que foi preso uma hora depois. De acordo com Juliana Menescal, delegada adjunta da 110ª Delegacia de Polícia, em Teresópolis, onde o caso foi registrado, o homem induziu a jovem a ir à sua casa, pois havia prometido dar o dinheiro para ela comprar a passagem de volta para Juiz de Fora, em MG, onde mora.
A PM de Carmo fez buscas e rapidamente encontrou o suspeito em um bar. A vítima foi levada para o Hospital Nossa Senhora do Carmo, onde fez exame de corpo de delito. Segundo a delegada, havia sinais de sangue nas partes íntimas.