Transporte de alunos para as faculdades

Prorrogação I

A Prefeitura de Nova Friburgo encaminhou, em regime de urgência, à Câmara Municipal, o pedido de autorização para que fossem prorrogados por mais 210 dias os 536 contratos temporários de funcionários. Ao fim da defesa, feita pelo líder de governo, Marcelo Verly, a medida foi aprovada por 19 votos a 1.

Prorrogação II

O vereador Ricardo Figueira (PSDC) foi o único a se manifestar de maneira contrária à renovação dos contratos. “Na sessão que tratou da última prorrogação houve vários votos contrários, e eu fui um deles. Aos contratados, o impacto já está dito: são mais 210 dias, só está sendo adiado o mesmo sofrimento para daqui a pouco. Os cargos que estão em questão, e que o município vem prorrogando dessa forma há mais de 15 anos, pertencem ao funcionalismo público”, disse Ricardo.

Prorrogação III

A defesa do projeto na Câmara foi feita pelo líder de governo, vereador Marcelo Verly (PSDB), cujo discurso salientou que votar de forma contrária à autorização não significaria apenas encerrar o emprego dos 536 contratados, mas, também, gerar um forte impacto negativo sobre a economia da cidade, além de graves problemas à manutenção dos serviços essenciais. Para exemplificar o problema, o parlamentar lembrou que entre os contratos a serem renovados há vários médicos.

Plano de Cargos, Carreira e Salário

Há muito, os servidores públicos municipais de Nova Friburgo pedem um Estatuto do Servidor e por Plano de Cargos, Carreira e Salário. Um primeiro passo foi dado com o envio de uma proposta pelo Executivo. Contudo, o formato apresentado não contempla os anseios dos servidores e os frustra. Após a primeira audiência pública realizada na Câmara para conhecimento do plano, várias propostas foram levantadas, inclusive de separação das carreiras. A segunda audiência pública trouxe esperança de avanços após a leitura do documento enviado pelo Executivo sobre o assunto. Muitos parlamentares consideram que o importante é manter e conservar a unidade dos servidores na construção de propostas que contemplem a todos.

Atendimento

O vereador Christiano Huguenin (Sol), de Nova Friburgo, teve atendida solicitação para desentupimento de bueiro em Duas Pedras e Vilage; e acompanhou solicitação de recolocação de paralelos em São Cristóvão. “Por último, vistoriamos a praça de Duas Pedras, onde a Defesa Civil orientou a poda de árvores, pequenas obras e interdição do parquinho. Vamos em frente”, disse.

Exemplo?

O ex-senador e agora secretário de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), comunicou que vai abrir mão do subsídio referente ao cargo. Com cerca de R$ 33 mil de aposentadoria pelos 24 anos de mandato no Senado, o petista teria direito a R$ 19,2 mil como secretário. Há quem veja como exemplo, só não se sabe se bom ou ruim.

Relacionamento prefeito e presidente

Algumas fontes juram que o relacionamento entre o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea (PT), e o atual presidente do Legislativo, Homero Ecard (PSB), não está bom. Durante o Carnaval, o presidente do Legislativo teria se chateado por não ter sido oficialmente chamado para o palanque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email