A população de Cantagalo comemora, em 9 de março, o 201º aniversário de emancipação político-administrativa do município.
Como entusiasta do desenvolvimento regional do nosso estado, parabenizo os moradores desta cidade e reafirmo meu compromisso de trabalhar para que a cidade continue no caminho do crescimento.
Em breve, estarei em Cantagalo para ouvir demandas, críticas e sugestões da população, dentro do programa ‘Fale com a Gente’. Com esta iniciativa, lançada há poucos dias, espero visitar todos os 92 municípios fluminenses, promovendo uma verdadeira “escuta popular”. Em Piraí, cidade que administrei como prefeito por dois mandatos, aprendi a ir às ruas, a colocar o pé no chão para conhecer a realidade das pessoas. E assim pretendo continuar governando o Rio de Janeiro. Quero estar sempre em contato com os moradores deste estado. Quem ouve mais, erra menos.
Em Cantagalo, foram muitos os avanços nos últimos anos, mas não vamos parar por aí. O Governo do Estado entregou unidades habitacionais, no bairro São José, através do FNHIS (Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social). Mais uma parceria com o Governo Federal, que mostra a importância da união entre as esferas de governo para promover o bem-estar social.
Em outra frente, concluímos a pavimentação de 39 ruas no município, por intermédio do programa Asfalto na Porta. A obra representou o fim da poeira e da lama para muitos moradores.
Na área de saúde, a população de Cantagalo também poderá ser beneficiada por um empreendimento extraordinário, a ser implantado em outro município serrano. O Hospital de Oncologia da Região Serrana, um antigo sonho, irá funcionar em Nova Friburgo e, certamente, se tornará referência no tratamento de câncer na região.
As obras de adaptação e ampliação do Centro de Qualidade de Vida do Hospital Silvestre foram licitadas e, no momento, estão em processo de assinatura de contrato. É um investimento de R$ 48,6 milhões que vai permitir o atendimento de cerca de 500 mil pessoas. Uma nova realidade para moradores da Serra, que não vão mais precisar enfrentar longas distâncias para levar adiante seus tratamentos médicos.
Outra aposta do Governo do Estado é o desenvolvimento da área turística para alavancar a economia da região. No fim do ano passado, lançamos um grande projeto que vai fazer a diferença para o setor em toda a Serra fluminense.
Com a criação da Rota Cervejeira, vamos dar fôlego novo à economia dos municípios. O projeto vai oferecer pacotes com roteiros elaborados e comercializados por agências de turismo, que incluem visitações a cervejarias e degustações. São R$ 8 milhões em investimentos e mais de 15 fábricas participantes.
Nos próximos quatro anos, os moradores de Cantagalo poderão sempre contar com parceria do Governo do Estado para seguir na rota do desenvolvimento e obter conquistas expressivas.
Luiz Fernando Pezão
Governador do Estado do Rio de Janeiro