Com grande alegria, a comunidade da Diocese de Nova Friburgo se reuniu sábado passado, 14 de março, para a ordenação de seis novos sacerdotes. A cerimônia foi realizada na Catedral de São João Batista, no Centro de Nova Friburgo, às 10 horas. O bispo diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, presidiu a Santa Missa, que contou, também, com a presença de sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos, leigos, familiares, amigos e dos fiéis dos três vicariatos.
Além das ordenações, também foi celebrado o aniversário de sagração episcopal e cinco anos de posse de Dom Edney Gouvêa Mattoso como bispo da Diocese de Nova Friburgo.
Os seis novos sacerdotes são: Diego Fernandes, Fernando Pacheco, Raphael dos Santos, Rodrigo Fonseca, Rodrigo Rimes e Wanderson Mozer.
Todos os novos padres começaram seus estudos no Seminário Diocesano da Imaculada Conceição e, depois, deram continuidade no Seminário São José, no Rio de Janeiro, exceto o diácono Rodrigo Fonseca, que teve sua formação teológica no Colégio Eclesiástico Internacional de Bidasoa, na Espanha.
O bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso falou sobre a alegria das novas ordenações.
– É um grande sinal de esperança e de alegria. É tempo de colheita de frutos de todo um trabalho vocacional realizado antes da minha chegada à Diocese, no tempo de Dom Rafael (referência ao bispo que o antecedeu, D. Rafael Cifuentes), e que tive a graça de colher. Com esses seis novos padres, já são 11 ordenados no meu período e, com a graça de Deus, teremos muitos outros – destacou o bispo.
Dom Edney Mattoso abordou, também, a importância das novas vocações.
– É uma importância total, no sentido que há todo um despertar no meio da juventude para o chamado de Deus. Isso é muito promissor em se tratando de uma diocese tão extensa, com tantos desafios e comunidades rurais. Temos grandes metas na Diocese de Nova Friburgo, mas, com a chegada desses novos irmãos, que vão se somando a nós, tenho certeza que tudo isso será muito bem enfrentado – discursou.
Dom Edney Gouvêa Mattoso finalizou com uma mensagem aos futuros sacerdotes.
– Peço que antes de qualquer coisa e, acima de tudo, busquem, com muita determinação, a santidade. Sendo santos sacerdotes, irão evangelizar, atrair o povo de Deus e fazer com que as fronteiras do Reino de Deus tenham uma expansão ainda maior no território da Diocese de Nova Friburgo – destacou.