Dias 26 e 27 de fevereiro, foi realizado, em Vitória (ES), o evento de encerramento do PorAmérica, programa criado com o propósito de constituir e fortalecer alianças que contribuam para combater a pobreza por meio de um modelo de ações que levem à geração de renda. Os projetos participantes, apoiados pelo Instituto Holcim, têm como foco a geração de trabalho e geração de renda.
Estiveram presentes oito representantes do Instituto Holcim e 16 membros de oito organizações de base participantes de Pedro Leopoldo e Barroso (MG), Magé e Cantagalo (RJ). O evento contou com a presença da diretora do PorAmérica, Pilar Hernandéz, e da coordenadora do programa no Brasil, Wanda Rosa.
Em Barroso, os projetos ‘Mãos na Massa’ e ‘Ascab Novos Horizontes’ participaram do programa. O ‘Mãos na Massa’ tem como objetivo capacitar mulheres na produção e venda de biscoitos e contribuir com a geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Já o ‘Ascab Novos Horizontes’ tem foco na preservação do meio ambiente, com fortalecimento da Associação dos Catadores e Recicladores de Materiais Reaproveitáveis de Barroso, colaborando com o aumento da renda dos catadores.
Os projetos ‘Construir’ e ‘Empreendedor Solidário’, realizados em Pedro Leopoldo-MG, marcaram presença no evento. O ‘Construir’ visa qualificar os moradores para o mercado de trabalho por meio da realização de cursos profissionalizantes e criar condições para que eles gerem sua própria renda. O ‘Empreendedor Solidário’ promoveu capacitação para prestação de serviços na área de alimentação por meio de cursos, ajudando os associados na comercialização de seus produtos e serviços com maior valor agregado e lucro.
Para Marli Aparecida Sorrentino, da Associação da Agroindústria Familiar de Pedro Leopoldo, do projeto ‘Empreendedor Solidário’, a visita ao Núcleo de Atendimento à Comunidade Articulada e Organizada Grupo Nação foi muito gratificante. “Pude concluir que uma pessoa sozinha não chega a lugar nenhum, tem que ter muito trabalho e parceria”, disse. “Fiquei muito surpreso com a capacidade de envolvimento das pessoas por meio do associativismo e a forma como se agrega valor”, afirma Dalton Vieira, da Associação dos Moradores do Bairro São Geraldo e Adjacências, do projeto ‘Construir’.
Dois projetos de Cantagalo estiveram no evento. O ‘Ação e Reação’ foi criado para sensibilizar a comunidade sobre a eliminação do descarte incorreto do óleo de cozinha usado e oferecer capacitação na fabricação de sabão, além de um curso de fotografia. O ‘Gerando Futuro’ tem como foco o fortalecimento da Associação de Produtoras Artesanais Macuco Arte e ofereceu capacitação no desenvolvimento de negócios. Para Anne Crizóstomo, gestora local do Instituto Holcim, “o evento foi sensacional, pois, além de celebrarmos os avanços obtidos, compartilhamos momentos riquíssimos de aprendizagem”.
Magé marcou presença com o projeto ‘Arte em Malhas’, iniciativa que tem como objetivo a qualificação da comunidade e geração de renda, por meio de curso de costura, aquisição de equipamentos e maquinário e a elaboração do planejamento estratégico da associação.
No evento, os participantes dos projetos realizaram uma feira para comercializar produtos derivados dos trabalhos ao longo do programa. Os integrantes do ‘Mãos na Massa’ e ‘Empreendedor Solidário’ venderam biscoitos, doces e salgados. Artigos em malhas foram comercializados pelos integrantes dos projetos ‘Gerando Futuro’ e ‘Arte em Malhas’.
O PorAmérica é uma iniciativa regional da RedEAmérica e do BID-Fomin, com objetivo de melhorar as condições econômicas das famílias de baixa renda dos países participantes e consolidar seu modelo de desenvolvimento de base.