Maçonaria completa 150 anos de fundação em Cantagalo

A Loja Maçônica Confraternidade Beneficente Oriente de Cantagalo completou 150 anos de instalação no município no último dia 19 de março. A data foi lembrada pela Câmara Municipal, que concedeu, por indicação do vereador Ciro Fernandes (PR), uma Moção de Parabenização à entidade.

Fundada em 19 de março de 1865, a maçonaria local é uma das mais antigas instituições cantagalenses. Ao longo desse século e meio, eles foram responsáveis pela criação, entre outros, da Casa de Caridade de Cantagalo, em 1875, hoje Hospital de Cantagalo. Em sua moção, o vereador destaca que “feitos esses que beneficiaram principalmente a população mais carente.”

Os vereadores agraciaram o líder da instituição, o venerável mestre João Dalton Gerk Naegele. Mesmo assim, não deixaram de lembrar dos fundadores, os três líderes de 1865: Joaquim Taussia de Bellido, Luís Gomes do Amaral e Ernesto Izot, junto aos demais maçons Luiz Vieira de Carvalho Júnior, Antônio Vaz de Carvalho, João Pereira da Costa Guimarães, José Augusto Thomas, Eduardo de Souza Guimarães, Antônio Borges Delgado, João Joaquim Gonçalves Braga e Simon Luiz Perissé.

Sábado passado, dia 21, a maçonaria comemorou a data com a inauguração de um marco alusivo à data e participação da centenária Sociedade Musical 15 de Novembro, que percorreu as ruas do Centro acompanhando os membros da maçonaria, além de promover uma apresentação especial em frente ao prédio da instituição, no final da Avenida Barão de Cantagalo, no Centro da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email