Empresários percorrem os ‘Caminhos do Imperador’ em Boa Sorte

Um grupo de 15 empresários friburguenses e outras cidades da região, de vários segmentos, fez uma visita aos ‘Caminhos do Imperador’, em Boa Sorte, quinto distrito de Cantagalo. Esses empresários são representantes dos segmentos de pousadas, restaurantes, agências de turismo, transportes de passageiros, fazendas centenárias, alambiques, camping, entre outros. Todos são da Região Serrana, das cidades de Nova Friburgo, Sumidouro, Trajano de Moraes e Cantagalo.

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está desenvolvendo um trabalho em vários estados do Brasil que se chama Tour de Experiências. A finalidade é mostrar a verdadeira “cara” do Brasil para os turistas, mostrando as belezas naturais, histórias, culturas e até mesmo pessoas e costumes regionais que o próprio povo brasileiro desconhece.

Um exemplo sobre este projeto do Sebrae é no nordeste do Brasil, no estado da Paraíba, onde se ouve falar somente do litoral e de suas belíssimas praias. 

No ano passado, saiu daqui, da região, um grupo de representantes do Sebrae: Fernanda Gripp e Márcia Guerra, com dois empresários – Cláudio Moraes, da Fazenda Olaria, e Mezak do Couto, da Almek Center, de Cantagalo –, para participar da 10ª edição da Ruraltur, que foi realizada na cidade de Campina Grande (PB). Eles visitaram várias áreas rurais daquela região do estado do Nordeste e se encantaram com tudo o que viram e experimentaram. Agora, o Sebrae está implantando este projeto aqui na região.

Com a visita realizada no dia 10 de março, aos visitantes foi possível mostrar toda a beleza natural de Boa Sorte, criando uma estreita relação com a natureza, muito bem preservada na região. Sem contar o fato de que, na localidade, existem várias histórias do Brasil Império, além de muitas lendas, que acabaram encantando a todos. A partir desse pontapé inicial, o importante é divulgar para todos que existe uma possibilidade enorme de crescimento no segmento turístico em Cantagalo, que vem a reforçar a economia e reconhecimento do município.

O trajeto começou na loja Almek Center, com a visita ao Espaço Cultural Hermil Gil Caetano, no interior da loja, com parada para um almoço com comida tipicamente brasileira, onde o cardápio foi baseado no livro ‘Os banquetes do Imperador’, de André Boccato e Francisco Lellis, que possui inúmeros cardápios da época do império, onde é possível observar o início da tão apreciada culinária brasileira.

Posteriormente, todos fizeram o trajeto dos ‘Caminhos  do Imperador’, com paradas em pontos estratégicos, como a Pedra do Chapéu, a Curva do Zé Peão, o Açude de Areias e a Vila de Areinhas. Na Vila de Areinhas, os visitantes puderam ouvir algumas histórias e lendas contadas pelos moradores da localidade e, principalmente, por Dona Sebastiana, que tem 93 anos e trabalha na Fazenda de Areias desde a ultima baronesa, proprietária da Fazenda de Areias.

Após a Vila de Areinhas, todos partiram em direção à Fazenda Santa Rita, no distrito de Euclidelândia, para conhecer as magnificas ruínas das antigas senzalas. O passeio foi terminado com um café colonial. “Foi um dia inteiro de muitas trocas de experiências e enriquecimento cultural”, garantiram os participantes do roteiro.

Um grupo de agentes de turismo que esteve na visita já está montando outros grupos para visita ao Espaço Cultural da Almek Center, em Boa Sorte, e também fazer todo o percurso dos ‘Caminhos do Imperador’, encerrando na Fazenda Santa Rita. Além disso, a Almek Center conta, também, com visitas guiadas de escolas, para aproximar as crianças e os adolescentes da história do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email