A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o setor da saúde em Nova Friburgo já pode ser instaurada. O documento, elaborado pelo vereador Cláudio Damião, reúne informações com problemas enfrentados por quem depende da saúde pública.
O sétimo vereador a assinar a abertura da CPI, no dia 15 de abril, foi Wellignton Moreira. Além dele, também assinaram Cláudio Damião, Professor Pierre, Zezinho do Caminhão, Christiano Huguenin, Ceará e Gabriel Mafort.
Segundo o vereador Cláudio Damião, autor do documento, a deliberação da proposta só deve acontecer nas sessões ordinárias marcadas para esta semana, quando os vereadores que assinaram o documento apresentarão o requerimento de abertura da CPI na Câmara.
Além das sete assinaturas dos vereadores, necessárias para aprovar o projeto no plenário da Câmara Municipal, a participação popular teve a adesão 11.290 cidadãos. Cláudio Damião fará a entrega pública dos documentos com a proposta para a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde ao presidente da Casa Legislativa, vereador Márcio Damázio.
Há mais de um ano, Cláudio Damião vem constatando a situação que está o setor, e isso o motivou a elaborar uma CPI. “Falta de medicamentos básicos, médicos, atrasos em exames, consultas e cirurgias, falta de condições adequadas de trabalho, enfim, um quadro caótico em que as causas devem ser apuradas e apontadas”.
O propositor da CPI diz, ainda, que “a participação e a mobilização popular e da imprensa foi muito importante para o andamento e o desenvolvimento do trabalho”, conclamou o vereador.