Bispo diocesano anuncia para junho elevação da paróquia de Cantagalo à categoria de santuário
A Diocese de Nova Friburgo, entre os anos de 2014 e 2015, está celebrando o Ano Eucarístico, oportunidade que a comunidade religiosa está refletindo sobre as orientações da Igreja Católica acerca da devoção à eucaristia.
Considerando que a Paróquia de Cantagalo tem como padroeiro o próprio Santíssimo Sacramento, diversas atividades estão sendo desenvolvidas no templo, que data de 1786. Após a visita do núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, que celebrou solenemente a santa missa na igreja, e as peregrinações da diocese, ocasiões em que todas as paróquias da Igreja Particular de Nova Friburgo puderam conhecer a matriz de Cantagalo, no sábado, 25 de abril, ocorreu o Congresso Eucarístico Diocesano.
A extensa programação começou por volta das 8 horas com café da manhã gratuito, seguido de adoração ao Santíssimo Sacramento no interior da Igreja Matriz. Por volta das 10 horas, o bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso abriu oficialmente o congresso.
– Meus irmãos, hoje, nosso Senhor nos permite viver um grande momento na vida da nossa igreja diocesana. No marco do Ano Eucarístico Missionário, temos a oportunidade de refletir e nos aprofundar no sacramento da eucaristia, mistério de amor que o Senhor nos deixou e segue nos impulsionando a seguir adiante. O Mistério Eucarístico, a presença real de Jesus na eucaristia, é o resumo e a condensação de todo o mistério da salvação. Contemplando Jesus eucarístico, contemplamos o mistério da nossa redenção – disse.
Logo após o pronunciamento do bispo, o pároco de Cantagalo, padre Jeferson Fernandes Nóbrega, agradeceu, calorosamente, a presença de todos, acolhendo-os com animadas palavras de hospitalidade e gratidão. O coordenador de pastoral, padre Alexandre José, que também já foi pároco da cidade, em seguida apresentou o evento.
Durante todo o dia, foram ministradas palestras e formações sobre a eucaristia e a doutrina da igreja. Também houve animações que ficaram por conta da Comunidade Católica Corban, da Paróquia Nossa Senhora da Guia, de Monnerat, distrito de Duas Barras.
Dentre todas as atividades desenvolvidas no congresso, segundo os fiéis, a que mais se destacou foi a procissão eucarística que percorreu as ruas de Cantagalo. À frente, seguiam mais de 50 sacerdotes paramentados uniformes, demonstrando profunda oração. A multidão de fiéis seguia os passos do bispo Dom Edney Mattoso, que tinha nas mãos o Santíssimo Sacramento, abençoando as famílias da cidade.
Por onde andavam, visitantes e anfitriões admiraram-se com as casas das ruas que compunham o trajeto. Toalhas rendadas, flores e santos ornamentavam as residências onde famílias abriam as portas para receberem as bênçãos.
A fanpage oficial da paróquia no Facebook recebeu diversos depoimentos e testemunhos de fé que merecem destaque, como é o caso do post da internauta que atende pelo nome de Samaritana Ferreira. “Participei dessa procissão em Cantagalo e fiquei encantada com o respeito dos moradores com a passagem do Senhor Sacramentado. Os moradores enfeitam as janelas das casas com toalhas rendadas, flores e imagens dos santos de devoção. Há alguns que colocam uma mesinha à porta, com as imagens, bíblia. É uma homenagem ao Senhor Jesus que passa por suas casas”, observou.
A paroquiana Janine de Souza também expôs a sua emoção. “O dia de hoje foi maravilhoso! Estou extasiada!!! Como o Senhor é bom!”, disse.
Após a procissão eucarística, o bispo diocesano celebrou a missa de encerramento do congresso, ocasião em que cerca de 40 jovens receberam o sacramento da eucaristia. O bispo lembrou que em 1945, em Nova Friburgo, acontecia o Congresso Eucarístico do Regional Leste 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
– Há 70 anos, a Diocese de Nova Friburgo celebrava o seu I Congresso Eucarístico Regional. Na verdade, não era seu, era de todo o Regional Leste 1, e aconteceu na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Nova Friburgo. Hoje, estamos celebrando o nosso I Congresso Eucarístico Diocesano, na comemoração dos 70 anos do encontro regional. Por tudo isso, damos graças a Deus – discursou Dom Edney Gouvêa Mattoso.
Ao final da celebração, foi anunciado que na solenidade de Corpus Christi, em 4 de junho, logo pela parte da manhã, o bispo presidirá a Santa Missa e a procissão do Santíssimo Sacramento pelas ruas de Cantagalo. Na mesma solenidade, será definitivamente decretada a elevação da categoria da Igreja Matriz de Cantagalo a Santuário Diocesano da Adoração ao Santíssimo Sacramento de Cantagalo.
– Em toda a diocese este local será de adoração permanente ao Santíssimo Sacramento. Tenho certeza que será uma grande bênção para esta Igreja Particular e um dos frutos deste Ano Eucarístico Missionário – afirmou o bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, encerrando o evento.