Trajano de Moraes recebe o Cine na Estrada Sesi Cultural dia 16 de maio

Chegou a vez de Trajano de Moraes receber o Cine na Estrada Sesi Cultural, ação que, ao longo do ano, exibe filmes brasileiros em praças públicas de 15 municípios do estado do Rio de Janeiro.

No dia 16 de maio (sábado), o cinema será montado no Ciep 279 – Professora Guiomar Gonçalves Neves (Rua Oliveira Botelho, s/nº – Centro) e fará a exibição dos filmes brasileiros ‘O Menino no Espelho’, para o público infantil, às 18 horas, e ‘Xingu’, para o público adulto, às 20h30min.

Em parceria com as prefeituras municipais, o Cine na Estrada tem como objetivo levar a sétima arte para cidades que não dispõem de salas de cinema ou que, por algum motivo, estão fechadas, além de difundir o cinema nacional com a exibição de longametragens premiados. 

De acordo com levantamento do IBGE, dos 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 27 possuem salas de cinema, em sua maioria localizadas na Região Metropolitana.

Trajano de Moraes será a quinta cidade a receber o projeto, que faz parte da Caravana Sesi Cultural e já passou por São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, Carapebus e Porciúncula. O cinema conta com programação gratuita para toda a família e com direito a pipoca. Em cada cidade, são exibidas duas sessões: a primeira, às 18 horas, para o público infantil, e a segunda, às 20h30min., para os adultos.

A caravana, que conta com a produção da produtora carioca Nova Bossa, já confirmou passagem por mais três cidades: Santo Antônio de Pádua (23/05), Cantagalo (30/05) e Miracema (20/06). Outros filmes brasileiros, como ‘As Aventuras do Avião Vermelho’, ‘Minhocas’ e ‘Gonzaga – de Pai pra Filho’, foram selecionados pela curadoria do projeto e podem variar de cidade para cidade.

– Através do Cine na Estrada Sesi Cultural, iremos intervir positivamente no cotidiano de cidades do interior, democratizando o acesso à cultura por meio da linguagem cinematográfica e da difusão do cinema brasileiro. A ocupação do espaço público com atividades culturais é uma forma de reforçar a autoestima e o afeto das pessoas com relação à cidade onde elas estão inseridas – define Antenor Neto, chefe da Divisão de Projetos Artísticos do Sistema Firjan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email