O ex-prefeito de São Sebastião do Alto, Carmod Bastos, afirmou que, quando era chefe do Executivo altense, enviou correspondência ao então governador do estado, Sérgio Cabral, comunicando a questão das terras no município. O ex-prefeito encaminhou cópia do documento à redação do JORNAL DA REGIÃO, comprovando sua atuação no caso.
– Como prefeito, fui procurado por um grupo de famílias residentes em São Sebastião do Alto e informado que o Estado move uma ação de reintegração de posse iniciada no ano de 2001 e que culminou em mandado de intimação datado de 30 de janeiro de 2013 para que as famílias desocupem o imóvel – justificou Carmod Bastos, que esteve com o governador Luiz Fernando Pezão solicitando andamento ao processo.
O terreno está situado na Rua Eurico Cerbino, no Centro da cidade, e tem área total estimada em 1.575 metros quadrados.
Carmod Bastos pediu ao governador para que reconsiderasse o processo de reintegração de posse e procedesse a doação do terreno às famílias.
No local, residem nove famílias, totalizando 24 pessoas. O terreno foi ocupado há mais de 50 anos e está na terceira geração de moradores. “A cidade, por sua topografia acidentada, não possui novas áreas para loteamentos. A Prefeitura também manifesta interesse em ser beneficiada com a doação, pois existe uma área de aproximadamente 280 metros quadrados ainda não ocupada no local”, afirmou o ex-prefeito.
Junto com o ofício, a Prefeitura de São Sebastião do Alto enviou, na época, uma lista contendo todas as famílias residentes. Também foi anexado um abaixo-assinado dos moradores, além de fotos das residências em questão.