Jogos Estudantis de Cantagalo serão realizados em agosto

Em parceria, as secretarias de Turismo e Esportes e de Educação realizaram, no último dia 3 de junho, o congresso técnico dos VII Jogos Estudantis das Escolas de Cantagalo (Jeec), que reúnem estudantes de escolas e colégios das três redes de ensino na cidade – municipal, estadual e particular. Realizada no auditório da Secretaria de Educação, no Centro da cidade, a reunião foi comandada pelo assessor de Esportes da Prefeitura, Eurico Miranda da Silva, e pelo diretor de Certames e Lazer, Janílson Meirelles.

Além de tratar de alguns detalhes dos jogos, o encontro também definiu que a competição, que dura uma semana, será realizada na segunda semana de agosto, aproveitando o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto. – Além disso, em julho, mês em que tradicionalmente são realizados os Jeec, as escolas ainda estão aplicando provas do sistema de recuperação. Em consenso, achamos por bem o mês de agosto – explicou Eurico Miranda da Silva.

Do congresso técnico, participaram cinco escolas da rede municipal – Elestar Caetano Mendes (Euclidelândia, terceiro distrito), Lameira de Andrade (Centro), Coronel Manoel Marcelino de Paula (São Sebastião do Paraíba, quarto distrito), Maria Bellieni D’Olival (Santo Antônio) e Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo). Pela rede estadual, participaram o Ciep 277 – João Nicoláo Filho (Triângulo) e o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres (Centro), enquanto que, pela rede particular, estiveram presentes o Colégio Euclides da Cunha e o Centro Educacional de Cantagalo (Ceduc), ambos do Centro da cidade.

Os Jeec foram criados em 2005, mas as edições de 2009 a 2012 não foram realizadas. O retorno da competição aconteceu somente em 2013, já que o prefeito Saulo Gouvea (PT) defende que o esporte é uma grande ferramenta educacional. “Sem falar que as crianças esperam o ano inteiro por esses jogos. Muitas vezes, nós somos parados na rua pelas crianças, que querem saber se haverá Jeec e quando vão ser”, comenta o prefeito.

Saulo Gouvea também adiantou que autorizou a Secretaria de Turismo e Esportes a investir na aquisição de uniformes para a competição. “Queremos padronizar os jogos e incentivar a garotada. Trata-se de um investimento em educação, pois o rendimento dos alunos melhora bastante com a introdução de esporte. Outra alteração que a gente está pensando é na abertura da competição, que, este ano, deverá ser na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça do Santuário do Santíssimo Sacramento. Com certeza, vêm novidades por aí”, adiantou Gouvea.

Os Jeec contam com disputas de handebol, vôlei, peteca, futsal, tênis de mesa e atletismo (corridas de 100 metros rasos). As disputas, em cada uma dessas modalidades, ainda são subdivididas por categorias, conforme idade e sexo dos alunos-atletas. As atividades esportivas serão realizadas, conforme o tipo de competição, no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira (Rua Euclides da Cunha, s/nº – Centro), no Estádio Acúrcio Torres (Avenida Djalma Beda Coube, s/nº – Triângulo), caso das disputas de atletismo, e no Fraterno Auxílio Cristão (FAC), na Rua Euclides da Cunha, s/nº, no caso das disputas de tênis de mesa.

Os três primeiros colocados de cada categoria e em cada modalidade serão premiados com medalhas simbolizando bronze, prata e ouro. Os campeões dos jogos na contagem geral de pontos também levarão troféus, incluindo os atletas que se destacarem, as escolas com melhor disciplina e a própria torcida. De acordo com as secretarias municipais envolvidas, o objetivo é promover uma maior integração entre as escolas participantes e mobilizar os jovens em práticas esportivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email