O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a adaptação brasileira do planejamento norteamericano Drug Abuse Resistence Education (Dare), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PM-RJ).
Hoje, o programa, ou versões semelhantes, já é adotado em todo o Brasil e conta com três currículos: 1- Proerd para educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 2- Proerd para 4ª série/5º ano do ensino fundamental; 3- Proerd para pais/responsáveis.
Em Macuco, numa parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e suas unidades escolares, o Proerd vem obtendo grande êxito, conscientizando pais e alunos sobre a necessidade de manter a atenção constante no que se refere ao combate às drogas.
Os certificados foram entregues aos alunos do 5º ano e também contou com participação de moradores de todos os bairros da cidade, entre pais, responsáveis e professores, além de componentes da administração local.
– Desde já convidamos toda população de Macuco a estar presente, pois é mais um trabalho educacional e que funciona como ferramenta de apoio às famílias. Agradeço ao prefeito Félix Lengruber, que tem demonstrado essa visão de prioridade quanto às questões da educação e à Polícia Militar, cuja parceria é fundamental nas ações voltadas à conscientização – declarou a secretária de Educação, Kellen Lengruber.