O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) divulgou que metade da frota de veículos de Nova Friburgo está irregular. Dos 115 mil carros, caminhões e motos, cerca de 55 mil estão com IPVA em dívida ou com vistoria atrasada. “Nosso objetivo geral é verificar quem não pagou os tributos de IPVA, cujos valores são 50% destinados ao município e os outros 50% aos Estado”, afirmou o coordenador da operação do Detran, Daniel Frederico.
Com a inadimplência dos motoristas em Nova Friburgo, o município perde em arrecadação e, consequentemente, diminuindo os investimentos. “Cerca de R$ 16 milhões foram arrecadados em 2014 com IPVA e aplicados de acordo com interesse municipal”, afirmou o secretário de Fazenda de Nova Friburgo, Juvenal Condack.
Em fiscalização realizada no dia 25 de junho, no Centro da cidade, 28 veículos foram apreendidos e encaminhados ao pátio do Detran.
Nos últimos dias, fiscais do Detran têm realizado blitzes nas cidades de Nova Friburgo, Cordeiro, Carmo, Macuco e Cantagalo, no sentido de cobrar a documentação dos veículos. Um morador da região que não quis se identificar afirmou que acha estranho que as autoridades só realizem esta fiscalização em períodos pós-eleitorais e, com isso, os motoristas ficam sem fazer a vistoria nos carros.