Tocha olímpica vai passar por Friburgo

As cidades de Macaé, no Norte Fluminense, Cabo Frio, na Região dos Lagos, e Petrópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, estão entre as 83 cidades que receberão a tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A informação foi confirmada na apresentação da tocha em Brasília. O revezamento vai durar entre 90 e 100 dias do ano que vem, com a chama chegando ao Maracanã, palco de abertura dos jogos, no dia 5 de agosto. Serão em torno de 12 mil condutores da tocha e a chama percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas brasileiras e 10 mil milhas aéreas.

Angra dos Reis, Niterói, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Volta Redonda serão as outras cidades do estado que estão na lista. A previsão é que, em Macaé, a chama olímpica passe em julho, durante o aniversário da cidade. Porém, não há como prever a data correta, pois ao longo do percurso algumas cidades podem desistir. Os locais por onde a tocha passará não foram definidos, mas as 83 cidades foram anunciadas e confirmadas.

Além do carregador, o revezamento envolve todo um comboio, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta.

Desenhada pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto, a tocha foi produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. Este movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores olímpicos de excelência, amizade e respeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email