O jovem atleta Matheus Souza Almeida, 18 anos, assinou contrato de um ano de duração com o Flamengo após o término de seu contrato com o Vasco da Gama. Matheus passou por todas as categorias de base do Vasco, chegando no clube da Colina em 2007, com apenas 10 anos de idade.
O jovem lateral esquerdo passou por todas as categorias de base do Vasco e, após uma série de conversas e negociações, inclusive com um time paulista, acabou fechando contrato com o rubronegro. Ele chegou a ser cogitado para atuar na equipe de base do time do Corinthians, mas acabou fechando com a equipe do Rio de Janeiro.
Assim como todos os garotos que lutam por um espaço na base, o lateral esquerdo tem como principal objetivo conquistar um lugar no time profissional do Flamengo.
No último dia 12 de setembro, a equipe do Flamengo sub-20 perdeu a oportunidade de voltar à liderança do grupo B do Torneio Otávio Pinto Guimarães de Futebol Sub-20.
Fora de casa, no Estádio Aristo da Silva Ribeiro, em Conceição de Macabu, o time empatou em 1 a 1 com o Americano, e não aproveitou o tropeço da líder Portuguesa, que também ficou no empate com o Nova Iguaçu. A partida do rubronegro foi marcada por lances polêmicos de arbitragem e péssimo estado do gramado.
O Americano abriu o placar no começo da partida, deixando o Flamengo em uma situação complicada. Para piorar, o time, que está disputando o OPG com os reservas para dar rodagem ao elenco, ficou com um a menos em campo após a expulsão do atacante Jarles. O alívio, porém, veio com o zagueiro Lincoln, que marcou o gol de empate ainda no primeiro tempo. No meio da semana ele havia disputado um jogo treino pelos profissionais, contra a Portuguesa.
Com uma vitória e três empates, o Flamengo fechou o primeiro turno na segunda colocação da chave, somando oito pontos, dois a menos que a Lusa.