O Duas Barras Esporte Clube completou, no dia 5 de agosto, 40 anos de existência com campo próprio e instalações implementadas de bar, banheiros, salão de festas e sala de troféus. O clube foi criado pelo presidente Pedro Abib, já homenageado em vida com o nome do estádio. A primeira diretoria foi formada na casa de Pedro Abib, onde tudo começou e o campo era na Fazenda Três Barras, cedido gentilmente por Adelino Araújo de Barros durante os cinco primeiros anos de fundação.
A diretoria fundadora do clube era formanda pelo presidente Pedro Abib; Emanuel Silveira (vice-presidente); Geraldo de Souza Delgado (primeiro secretário); Benício Rubens Alves Soares (segundo secretário); Antônio de Souza Delgado (primeiro tesoureiro); Waldomiro dos Santos Corrêa (segundo tesoureiro); Romero de Sá (diretor social); Paulo de Souza Turque (diretor de esporte); José de Souza Delgado (primeiro procurador); Antônio Francisco da Costa (segundo procurador).
Em 1980, foi adquirida a sede, onde, hoje, se localiza a Escola Ex-combatente Amâncio Pinto, mas, na época, o campo ainda era de barro vermelho, o que não impedia que a “rapaziada” da época se divertisse e aproveitasse grandes partidas de futebol.
Durante o governo do prefeito Jorge Henrique, por volta do ano 2000, a diretoria recebeu a proposta de ceder parte do terreno para a construção da Escola Ex-combatente Amâncio Pinto, obtendo, em troca, a reforma e reestruturação total da sede do clube. A proposta foi aceita e a sede esportiva foi totalmente renovada, ganhando as instalações onde se encontra até hoje.
O prefeito atual, Alex Rodrigues, recebeu do presidente do Duas Barras Esporte Clube, Pedro Abib, e do diretor de Esportes, Marcinho, na ocasião da inauguração da Sala de Troféus, uma camisa do clube. Ele ainda contribui com uma ajuda de custo, através da Prefeitura, para que a entidade esportiva se mantenha em atividade.