A Prefeitura de Cantagalo cadastrou, no Sistema Integrado de Gerenciamento de Ações (Siga), da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), órgão do Ministério da Saúde, projeto de construção de uma estação de abastecimento de água que captaria recursos hídricos do Rio Negro, o que desvincularia o município do sistema de abastecimento atual, que atende, simultaneamente, os municípios de Cantagalo e Cordeiro, através de um estação de tratamento de água (ETA) instalada em Cordeiro, sob responsabilidade da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos). A ETA de Cordeiro capta água do Rio Macuco, à altura de Monnerat, segundo distrito de Duas Barras, que também é atendido pelo mesmo manancial.
De acordo com o prefeito Saulo Gouvea, o projeto tem uma estimativa de investimento de R$ 16.150.477,35, valores com base em junho deste ano. A obra, assim que iniciada, teria prazo de 12 meses para a conclusão.
– Estamos em busca de recursos, pois a Prefeitura não tem como arcar com esse investimento. Esse projeto ganhou ainda mais força depois da crise hídrica que estamos enfrentando, afetando o atual sistema de abastecimento, que teve sua vazão drasticamente reduzida não só pela questão da crise, mas, também, em virtude do próprio crescimento populacional das duas cidades ao longo dos anos – explicou Saulo, acrescentando que a estação foi projetada para também atender parte da vizinha cidade de Cordeiro, o que resolveria não só problema de uma cidade como ainda desafogaria o abastecimento da outra.
Conforme o memorial descritivo, a estação, com capacidade de 90 litros por segundo, captaria água do Rio Negro através de uma adutora de 1,5 mil metros. Faz parte do projeto a construção de uma elevatória de água tratada com capacidade de 90 litros por segundo, assentamento de adutora de água bruta com extensão de mil metros, tronco de distribuição com 1.150 metros de extensão, construção de reservatório com capacidade para dois mil metros cúbicos e assentamento de rede de distribuição com diâmetro de 50mm e 75 mm, com extensão de 2.124 metros nos bairros São José, Santo Antônio e Cantelmo.
– Trata-se de um empreendimento que irá atender a uma população de cerca de 30 mil habitantes entre a sede de Cantagalo e parte do município de Cordeiro, contemplando um crescimento populacional de aproximadamente 30 anos – reforça o prefeito.