No último dia 16 de outubro, o prefeito Leandro Monteiro, o secretário de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Victor Garcia, e empresários de Cordeiro participaram de reunião na Escola Técnica de Cordeiro sobre projeto do Polo de Inovação do IFF (Instituto Federal Fluminense) em parceria com a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).
O polo, que funciona no campus Rio Paraíba do Sul/Upea, é uma unidade composta por laboratórios de pesquisa aplicada e desenvolve ações de pesquisa e inovação, com foco em recursos hídricos, energia e resíduos.
Apresentou um plano de ação junto à Embrapii onde prevê a captação de 1,5 milhão para contemplar projetos de inovação, o que representa 50% dos investimentos nestes projetos. O restante será financiado pelas empresas (no mínimo 10%) e pelo próprio polo (40% em contrapartida econômica).
O diretor da unidade, Vicente de Oliveira, explicou os projetos que são desenvolvidos em parceria com empresários de diversos setores, com demandas que envolvem destinação de resíduos industriais, conservação e reutilização de água, redução da poluição, otimização de matérias-primas e outras ações.
Os projetos são desenvolvidos por alunos dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que buscam desenvolvimento de tecnologia e serviços inovadores. “O objetivo é trabalhar, de forma consciente, as questões que envolvem recursos naturais dentro das empresas, resolvendo, de forma coletiva e integrada, por exemplo, o problema de geração de resíduos nas indústrias”, resumiu Vicente de Oliveira.