A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho de Nova Friburgo recebeu sete novos veículos para atuação específica no Programa Bolsa Família (PBF). Os carros foram comprados com recursos federais – oriundos do PBF – e ficarão baseados nos equipamentos como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), pois, em cada um desses setores, há uma equipe do Bolsa Família.
Os carros serão utilizados para a realização das visitas domiciliares, revisão dos benefícios e acompanhamento das mais de 15 mil famílias cadastradas e quase seis mil beneficiários do programa federal.
Os veículos fazem parte da descentralização do Bolsa Família, realizada pela atual gestão, como ressaltou a secretária Simone de Almeida.
– De dois em dois anos, o beneficio tem que ser revisado. Então, vamos fazendo, ao longo desses dois anos, uma revisão e as famílias que caem em restrição por não cumprimento de condicionalidades, têm prioridade nos atendimentos dos Cras e nas visitas domiciliares em que os veículos são usados. A família não precisa mais se deslocar, cada uma delas é atendida no seu território e não precisa mais pegar senha e ficar esperando ser chamada, pois as emergências são atendidas também com esses veículos. Nós temos motorista, veículos, combustível e equipes do Bolsa Família e dos Cras para fazer os acompanhamentos das famílias beneficiárias – destacou Simone de Almeida.
As famílias cadastradas no Programa Bolsa Família são acompanhadas de perto por uma equipe formada por assistentes sociais e psicólogos, além do setor administrativo, que faz o acolhimento das famílias no Cras e os entrevistadores, que também são digitadores do beneficio, trabalhando no atendimento direto as famílias.