Prefeito, secretários e representantes da liga discutem a realização da festa de Momo de 2015
Em reunião com a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba e Blocos de Enredo (Liesbenf) no dia 27 de outubro, o prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral (PSD), decidiu por manter a realização do Carnaval de 2016. No entanto, as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município devem retirar algumas atrações da programação.
Apesar de todas as dificuldades financeiras enfrentadas por Nova Friburgo, causadas pela pouca arrecadação devido à falta de repasses dos governos federal e estadual, o enxugamento dos gastos e a dificuldade para arcar com a folha de pagamento, o prefeito Rogério Cabral garantiu a realização do Carnaval 2016. A decisão tomada com o apoio da liga deve-se à toda cadeia produtiva do Carnaval e do turismo, que gera empregos direta e indiretamente, movimentando a economia local.
Sendo assim, a Prefeitura garante a realização dos desfiles das escolas de samba, dos blocos de enredo, os shows na Praça Dermeval Barbosa Moreira, trio elétrico e o baile infantil. Além disso, a Prefeitura ainda arcará com toda a estrutura de organização, como palco, som, iluminação, bandas, seguranças e banheiros químicos.
No entanto, os concursos como o gay do Carnaval, desfile de fantasias, bailes populares nos bairros, blocos de embalo, além de rei e rainha não devem acontecer. A Prefeitura ressalta que ainda tentará parcerias com a iniciativa privada, assim como a Liesbenf, para que toda a programação do Carnaval possa acontecer normalmente.
A diretoria da Liesbenf entendeu a posição do chefe do Executivo municipal e resolveu ajudar no que for possível. Por isso, o concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval será organizado pela liga, dia 5 de dezembro, dentro da festa de lançamento do CD dos sambas de 2016, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com uma comissão julgadora formada por integrantes da imprensa.
Ciente que não será possível manter a verba oferecida aos blocos de embalo como aconteceu em 2015, a liga tentará garantir uma ajuda de custo para todos os blocos que participarão do Carnaval de 2016.