O prefeito de Duas Barras, Alex Rodrigues, encaminhou à Câmara Municipal de Duas Barras ofício solicitando afastamento por problemas de saúde, por 60 dias. De acordo com o chefe do Executivo, problemas relacionados à sua saúde se intensificaram e não conseguiu realizar os exames e tratamentos indicados, decidindo se afastar, solicitando esta licença à Câmara Municipal, para realizar seu tratamento de saúde.
O prefeito fez questão de destacar que, mesmo possuindo o direito de receber sua remuneração durante o afastamento, resolveu contribuir para a contenção de despesas causada pela crise financeira, optando por afastar-se sem ônus à municipalidade pelos 60 dias. O período da licença passou a contar no dia 9 de novembro com término previsto para o dia 7 de janeiro de 2016.
A Câmara Municipal votou e aprovou a licença ao prefeito com sete votos favoráveis e uma abstenção. No dia 9 de novembro, assumiu a Prefeitura de Duas Barras o vice-prefeito Marcos Serpa Alves, o Kinka, que responderá pelo Executivo Municipal até o dia 7 de janeiro de 2016. Ele tomou posse na manhã do dia 9 de novembro, na Câmara Municipal, e assume pelos próximos dois meses o comando da Prefeitura de Duas Barras. Logo após uma rápida e discreta solenidade de posse, Kinka almoçou com familiares em Monnerat, segundo distrito do município, preparando-se para comandar a Prefeitura na condição de prefeito em exercício pelos próximos dois meses.
O fato só foi possível com o pedido de afastamento para tratamento de saúde por dois meses encaminhado à Câmara pelo prefeito Alex Rodrigues (PMDB), que surpreendeu não só assessores diretamente ligados ao chefe do Executivo bibarrense, mas a toda a comunidade do município e região.
Após o almoço, Kinka dirigiu-se ao seu gabinete, na sede da Prefeitura, onde realizou seu primeiro despacho reunindo com o secretário de Controle Interno, Gustavo Soares Silveira, e o auditor contábil da mesma secretaria, Sandro Ricardo Amaral. Na sequência, despachou com os secretários de Fazenda, Victor Abib, e de Saúde, Rodrigo Gonçalves, tendo por objetivo tomar ciência da atual situação da Prefeitura e as principais prioridades para os próximos meses.
No encerramento, o prefeito em exercício, visando a geração mais empregos e renda para a população, se reuniu com empresários do ramo de transformação de derivados de plásticos, que expressaram desejo de montar uma empresa em Duas Barras. Também participaram desta reunião o secretário interino de Governo, Marciel da Silva; o secretário de Cultura e Turismo, Francisco Vasconcellos Júnior; e o assessor do Governo, Luiz Gustavo.
No mesmo dia, o prefeito Kinka acompanhou os empresários para uma visita de inspeção a um galpão disponível em Monnerat para avaliar as condições da possibilidade de implantação da empresa.