Sem dúvida alguma, o destaque deste fim de ano em Duas Barras ficou por conta da iniciativa da Prefeitura em garantir total apoio à Flink Sampa, ao I Festival do Bacalhau e à realização da II Festa Literária, que teve como ponto alto a presença do consagrado cantor, escritor e compositor bibarrense Martinho da Vila.
A iniciativa só foi possível graças ao apoio do prefeito Alex Rodrigues, afastado para tratamento de saúde, do atual prefeito em exercício, Marcos Serpa, o Kinka, e à parceria estabelecida entre as secretarias de Cultura e Turismo, sob comando de Francisco Vasconcellos, e de Educação, sob a liderança de Sheila Maia, bem como o apoio da recém-criada Associação Comercial, Empresarial e Turística de Duas Barras (Acetur), presidida por Adriano Rodrigues, a Associação Bibarrense dos Artesãos (ABA), presidida por Adriana Calvo, e à empresa Trade Assessoria e Projetos, comandada por Alexandre Almeida.
A maratona teve início na cidade de São Paulo, onde Martinho da Vila foi o grande homenageado deste ano na III Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, a Flinck Sampa, promovida pela Universidade Zumbi dos Palmares, Afrobras e diversos parceiros, que contou, também, com apoio da Prefeitura de Duas Barras, que, através da Secretaria de Cultura e Turismo, cedeu parte do acervo de Martinho da Vila, garantindo a realização de uma grande exposição do artista durante os dois dias do evento, relembrando um pouco de sua história e trajetória de vida.
Na mesma ocasião, durante a realização de uma bela festa em noite de gala, na Casa São Paulo, Martinho da Vila, juntamente com inúmeras outras autoridades e personalidades nacionais e internacionais, recebeu o troféu ‘Raça Negra’, ao lado da sua esposa Cléo Ferreira e cinco dos seus filhos, que puderam comparecer ao evento. Atendendo a um convite da organização da Flinck Sampa, o Governo Municipal de Duas Barras foi representado pelo secretário de Cultura e Turismo, Francisco Vasconcellos, e pelo assessor de Imprensa, Reinaldo Rocha.
Na sequência das homenagens, Martinho da Vila também foi o ponto alto do I Festival do Bacalhau e da II Festa Literária. O I Festival do Bacalhau, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, aconteceu em dois fins de semana. No primeiro, contou com a participação dos restaurantes Roda D’Água Gourmet e Moinhos, que reforçou em seu cardápio a oferta aos clientes de pratos e petiscos voltados para o bacalhau, que foi o carro chefe do evento.
A participação de Martinho da Vila no evento se justifica por sua longa amizade com Everardo do Vale Moreira, o Everardo do Bacalhau, proprietário do famoso Restaurante Rei do Bacalhau, já falecido, que, juntamente com sua esposa Iraci, tornou o bacalhau um prato tão famoso em Duas Barras que atraía não só moradores, mas inúmeros visitantes anônimos e ilustres da região, do Brasil e de inúmeros países, que vinham ao município especialmente para apreciar os deliciosos pratos à base de bacalhau, preparados de modo todo especial, capaz de agradar os mais exigentes paladares.
Por sua presença frequente no restaurante, que fazia questão de divulgar em todos os lugares, o próprio Martinho da Vila acabou sendo homenageado pelo amigo Everardo com a criação do prato ‘Bacalhau a la Martinho’ (um dos mais pedidos até hoje nos restaurantes da cidade). Em retribuição, Martinho da Vila lançou a música ‘Meu off Rio’, em homenagem à cidade de Duas Barras, onde canta as belezas de sua terra natal e faz um convite especial para que os seus fãs e ouvintes venham visitar a querida terra para “apreciar um gostoso bacalhau”, o que ajudou a popularizar ainda mais a gastronomia bibarrense.
Finalizando com chave de ouro, Martinho da Vila também foi o grande homenageado deste ano na II Festa Literária promovida pela Secretaria de Educação de Duas Barras, onde, segundo a secretária Sheila Maia, contando com a participação de inúmeras escolas alunos da rede municipal de ensino, destacaram a extensa obra do consagrado cantor, escritor e compositor, através de teatro, música, dança e diversas outras formas de expressão.
Além de conferir de perto o desempenho dos alunos, Martinho da Vila fez questão de participar de uma roda de bate-papo coordenada pela professora Beatriz, onde vários alunos do município puderam fazer perguntas e curiosidades sobre a vida do filho ilustre de Duas Barras.
Martinho da Vila aproveitou a oportunidade da Festa Literária para realizar o lançamento do seu mais recente livro ‘Barras, Vilas e Amores’, autografando sua obra para os inúmeros fãs e admiradores que compareceram ao evento. Martinho da Vila tão bem resumiu o momento. “É bom ter estado aqui, fiquei muito feliz com as inúmeras homenagens dos meus amigos e conterrâneos. Esta foi uma festa gostosa, com muita música, dança, cerveja e bacalhau, por isso eu gostei de participar. Foi uma festa do jeito de Duas Barras, com a presença do povo simples e humilde da minha terra querida”, concluiu.