A história do surgimento da região está sendo retratada por novela

Os primeiros capítulos da nova fase da novela de época ‘Liberdade, Liberdade’, da Rede Globo, que está sendo exibida desde o dia 11 de abril, destaca trechos no qual Manoel Henriques, o Mão de Luva (Marco Ricca), e seu bando, aparecem em cena.

Conta-se que em 1786 os guardas da Corte custaram muito para encontrar o acampamento de Mão de Luva, onde hoje se encontra a cidade de Cantagalo. Já desistindo da caçada a Manoel Henriques, ouviram o cantar de um galo, denunciando a presença dos aventureiros. Tal fato teria originado o nome da posterior Vila de São Pedro do Canta Gallo, atual município de Cantagalo. Mas é só uma lenda.

Uma passagem de tempo vai marcar os próximos capítulos de ‘Liberdade, Liberdade’. A partir do capítulo do último dia 12 de abril, a pequena Joaquina (Mel Maia) se torna uma mulher de personalidade forte e cheia de ideais. Passados 16 anos desde o enforcamento de seu pai, Tiradentes (Thiago Lacerda), é hora de voltar ao Brasil e rever pessoas que já passaram pela sua vida na infância. Quem assume o papel da protagonista agora é Andreia Horta.

Joaquina, a filha de Tiradentes, se tornou uma mulher forte e cheia de personalidade, mesmo após presenciar a morte do próprio pai. Adotada por Raposo, passa a se chamar “Rosa”. Com vinda da família real portuguesa para o Brasil – fugindo das invasões napoleônicas -, é hora de Joaquina também voltar.

Aquele homem rude que salvou a vida de Joaquina e a levou para Portugal, agora se tornou um fidalgo. Apesar de um dia ter apoiado a luta dos inconfidentes, Raposo deve tudo que tem à Coroa Portuguesa. Tornou-se um homem poderoso pelas riquezas que adquiriu ao longo dos anos junto à família real. Por ser um ex-revolucionário que se tornou um conservador, vai entrar em colisão com os ideais de Joaquina.

Era o braço direito de Tiradentes na luta pela libertação do Brasil da Coroa até ter a própria vida ameaçada. Entregou o alferes para a família real portuguesa e teve a vida poupada, sendo eternamente grato por isso. Matou Antônia (Letícia Sabatella), mãe de Joaquina. Tornou-se o Intendente de Vila Rica e preserva os valores da Coroa Portuguesa no local. Quando Rosa/Joaquina chega à cidade, a atração é imediata. O que ele não sabe é que ela é Joaquina, filha do alferes.

O grande salteador da região de Vila Rica continuará o mesmo: o que der lucro, está valendo. Tentou sequestrar Joaquina criança para trocar por ouro, mas ela conseguiu fugir. Anos depois, os dois se reencontram e ele tentará de novo o golpe. Afinal, agora ela vale ainda mais ouro.

Na passagem de tempo, Ascensão estará mais afastada do bando de Mão de Luva. Continua uma mulher que vive à margem da sociedade. Como tem grande conhecimento de práticas médicas, tem fama de bruxa.

Antes da passagem de tempo, foi o capitão que capturou Tiradentes na busca pelos inconfidentes. Continua um devoto da Coroa Portuguesa e cumpre seu trabalho com precisão e objetividade. Quando Rubião se torna Intendente da Coroa, passam a trabalhar como parceiros na tentativa de manter a ordem de acordo com os interesses da família real portuguesa.

Continua braço direito de Mão de Luva. De vez em quando, se atrapalha e dificulta os negócios do bandido, mas é fiel e faz de tudo para ajudar o chefe.

‘Liberdade, Liberdade’ é uma novela de Mário Teixeira baseada em argumento de Márcia Prates, livremente inspirada no livro ‘Joaquina, filha do Tiradentes’, de Maria José de Queiroz. A direção artística é de Vinícius Coimbra. A novela vai ao ar de segunda a sexta-feira, no horário das 23 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email