O grupamento será construído no trevo de Manoel de Moraes, nos limites dos municípios de Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes. O local é estratégico, pois permitirá um atendimento mais rápido em caso de emergência nas três cidades. A nova unidade possuirá mil metros quadrados e contará com as especialidades de salvamento, brigada de incêndio e socorro hospitalar.
A ideia partiu das autoridades locais que, preocupadas com uma possível repetição de fortes chuvas como as de janeiro deste ano, solicitaram ao secretário Felipe Peixoto mais infraestrutura e equipes de socorro. O grupamento vai atender a uma população de 35 mil pessoas e estará preparado, inclusive, para combater incêndios florestais.
– Atualmente, essa localidade da Região Serrana é contemplada pelos grupamentos de Cordeiro, Cantagalo e Bom Jardim, que ficam distantes. Por isso, procurei o secretário Sérgio Simões. Ele recebeu muito bem a proposta e se dispôs a conhecer os terrenos. Com esta unidade, haverá uma ampliação na cobertura do atendimento emergencial – explicou o secretário Felipe Peixoto.
– Se não fosse pela intervenção e agilidade do secretário Felipe Peixoto, não estaríamos consolidando esse projeto. Além da construção do grupamento, vamos contratar mais 500 bombeiros, entre os quais montaremos as equipes para atuarem nessa unidade – garantiu o secretário Sérgio Simões.
Após o encontro, Peixoto e Simões visitaram os terrenos sugeridos para a instalação do novo grupamento. Em seguida, partiram para Bom Jardim e fiscalizaram o terreno onde será construída uma nova sede do Corpo de Bombeiros na cidade. A antiga foi destruída pelas chuvas e os bombeiros estão instalados na sede da Emater-Rio.