O produtor rural Álvaro Figueiredo está na atividade há 45 anos, produzindo uma média que gira em torno de 250 litros de leite por mês. Este ano, participou, com quatro vacas, do Concurso Leiteiro de Boa Sorte. A outra vaca, de nome “Africana”, na categoria 20 kg, ficou em segundo lugar, conquistando um prêmio de R$ 500 mais troféu.
Álvaro é pé quente nesse tipo de disputa, pois, nos últimos quatro anos, tem conseguido boas premiações no Concurso Leiteiro de Boa Sorte. Em 2008, a vaca “Pombinha” venceu na categoria 20 kg; em 2009, a vaca “Saudade” conquistou o campeonato na categoria 25 kg, e, na categoria 20 kg, a vaca “Primeira”; em 2010, foi o animal “Goiana”, que conquistou o primeiro lugar na categoria 25 kg. Agora, em 2011, a vaca “Deise” conquistou o tetracampeonato para seu proprietário.
Segundo Álvaro Figueiredo, a vaca “Deise” foi comprada do empresário e pecuarista Walter Tardin. Ele também disse que sempre gostou de participar de concursos leiteiros, mesmo achando que dá muito trabalho. “Gostaria de participar do concurso de Santa Rita da Floresta. Mas, há dificuldades, pois, é mais longe e teria que participar sozinho”, afirmou Álvaro Figueiredo.
Recentemente, ele adquiriu equipamentos de ordenhadeira mecânica e, com isso, acha que os animais estranharam um pouco, pois, não estavam acostumados com este tipo de tiragem de leite. “Os animais são bem tratados, desde o curral”, afirma, acrescentando que esta é a fórmula do sucesso.
O concurso leiteiro é organizado pela Associação dos Produtores Rurais de Boa Sorte, com apoio da Prefeitura de Cantagalo, com pesagem e fiscalização de técnicos da Emater.