O estado do Rio de Janeiro reduziu de 92 para 71 o número de municípios participantes de suas 12 regiões turísticas: Águas do Noroeste (7); Agulhas Negras (4); Baixada Fluminense (5); Caminhos Coloniais (4); Caminhos da Mata (5); Costa do Sol (13); Costa Doce (2); Costa Verde (5); Metropolitana (2); Serra Verde Imperial (5); Vale do Café (12); e Caminhos da Serra (7), esta última substituiu a antiga região Serra Norte.
O levantamento foi divulgado pelo Ministério do Turismo, em Brasília. Em todo o país, foram identificados 2.175 municípios em 291 regiões turísticas.
O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de turismo dos estados brasileiros.
Os 71 municípios do Rio de Janeiro presentes no Mapa do Turismo se dividem em cinco categorias, de acordo com a categorização dos municípios das regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. O instrumento, elaborado pelo MTur, identifica o desempenho da economia do turismo para tornar mais fácil a identificação e apoio a cada um.
Na região, somente alguns municípios foram beneficiados com esta nova listagem. No Caminhos da Serra, antiga região Serra Norte, estão os municípios de Bom Jardim, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto. Na Serra Verde Imperial, estão os municípios de Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis.
A divulgação do Mapa do Turismo provocou críticas na internet por vários moradores de Cantagalo, por não está nesta listagem do turismo.