Miss Suíça garante voltar a Friburgo em 2018

A Miss Suíça 2016, Lauriane Sallin, e Raphael Fessler, presidente da AFNF (Associação Fribourg-Nova Friburgo) chegaram pontualmente ao Palácio Barão de Nova Friburgo, sede da Prefeitura, às 9h30min. Esperados pelas autoridades municipais, a visita teve o objetivo de dar continuidade ao trabalho de aproximação entre os povos da cidade serrana do Estado do Rio e dos cantões suíços.

O tema principal das conversas foi a festa em comemoração aos 200 anos de fundação de Nova Friburgo. Segundo Raphael, um grande grupo de suíços virá para a festa, entre 13 e 27 de agosto de 2018, e a miss suíça foi convidada para ser a madrinha oficial do evento: “estou muito feliz de estar em Nova Friburgo e de ser a madrinha dos 200 anos. Em minha cidade (Belfaux) conheço muitos descendentes das famílias que vieram para Friburgo”, disse Lauriane.

No domingo, 7 de agosto, Lauriane Sallin teve oportunidade de conhecer a Casa Suíça e a Queijaria e Chocolateria Escola, em Conquista. Muito simpática, a miss disse que lamentava ter pouco tempo para conhecer Nova Friburgo, mas que está feliz em poder voltar em 2018, para as comemorações dos 200 anos: “espero que na minha próxima visita eu possa estar mais próxima do povo”.


Dentre as autoridades presentes na recepção, o presidente do Sinduscon (sindicato da construção civil de Nova Friburgo), Joilson Wermelinger Araujo, falou aos suíços que a Fundação D. João VI quer que os 200 anos deixem um legado físico para o município. E o secretário municipal de Finanças, Juvenal Condack, descendente de suíços, também espera que a integração entre Fribourg e a cidade avance comercialmente: “que esses encontros surtam resultados lucrativos para ambos os povos”.

No domingo, na Casa da Suíça da Lagoa, o ambiente de negócios no Brasil foi tema de debate entre multinacionais suíças estabelecidas no país e instituições que promovem o intercâmbio comercial e tecnológico entre os países. O evento foi aberto pelo presidente da Confederação Suíça, Johann Schneider-Ammann, que disse que esteve em visita ao Brasil nos últimos dias e que ficou muito feliz com o que foi discutido com o Ministério de Relações Exteriores sobre os avanços de um acordo de livre comércio [entre o Mercosul e Associação Europeia de Livre-Comércio, composta pela Suíça e Noruega, Islândia e Liechtenstein].

Estiveram presentes no gabinete para a recepção da miss suíça a secretária de Gabinete Bruna Macário Cabral, o secretário de Comunicação Bruno Feder Mayer, a secretária de Cultura, Maria Cristina Sacchetto, o secretário de Finanças, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Juvenal Condack, o secretário de Turismo, Nauro Grehs. O vereador Alexandre Cruz representou o presidente da Câmara Municipal, Márcio Damázio.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email