De caráter classificatório, a prova tem como objetivo selecionar os 40 candidatos que serão matriculados dentre os 197 inscritos. No portão de entrada, o candidato deverá apresentar o comprovante recebido no ato de inscrição. É aconselhável chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência, já que os candidatos que chegarem após às 9 horas serão eliminados do processo. O candidato deverá estar munido de documento de identidade, comprovante de inscrição e caneta esferográfica de corpo transparente com tinta azul ou preta.
A prova será constituída de 40 questões nas disciplinas de química geral e físico-química (20 questões), matemática (10 questões) e língua portuguesa (10 questões). Os resultados serão divulgados no dia 18 de novembro, no site da Prefeitura de Cantagalo – www.cantagalo.rj.gov.br – e na portaria da Secretaria de Educação, sem horário pré-estabelecido.
Para os classificados dentro do número de vagas, a matrícula será realizada no auditório da Secretaria de Educação, nos dias 13 e 14 de dezembro, das 11h30min. às 18 horas. Só será matriculado o candidato que houver concluído o ensino médio. Quem não apresentar prova de escolaridade no ato de matrícula, perderá o direito à vaga, conforme prevê o edital do processo seletivo. O classificado que, por qualquer motivo, não efetuar a matrícula na data estipulada, perderá o direito à vaga, não podendo, posteriormente, pleitear a matrícula.
Se houver vagas não preenchidas, a Secretaria de Educação divulgará, no dia 16 de dezembro, a primeira reclassificação, com a lista dos candidatos reclassificados, respeitando a ordem imediata de classificação. Esses candidatos deverão efetuar a matrícula no dia 20 de dezembro. As dúvidas podem ser tiradas no edital, publicado no site da Prefeitura de Cantagalo.
As aulas, para os classificados na seleção, terão início em fevereiro de 2012. Ao final do curso, que terá duração de um ano e meio, os novos profissionais terão diploma garantido no mercado de trabalho, já que o curso de Cantagalo, que é totalmente gratuito, tem registro no Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ), além de parecer favorável do Conselho Federal de Química (CFQ).