Segundo o presidente da Fundação Dom João VI, Nélson Augusto Bohrer, a mudança de endereço proporcionou ao arquivo Pró-Memória um espaço mais ampliado. “Estamos muito satisfeitos com a determinação do prefeito Dermeval Neto pela mudança do Pró-Memória, pois temos mais conforto para atender aos pesquisadores. Os diversos acervos estão com mais segurança e temos agora uma sala com laboratório de restauração e higienização, o que é fundamental para a preservação e conservação de documentos históricos”, declarou o presidente da Fundação Dom João VI.
Nélson Bohrer disse, ainda, que o arquivo Pró-Memória de Nova Friburgo pode ser considerado um dos 20 mais importantes arquivos do Brasil por sua importância documental, com acervos de várias épocas, com vários jornais, documentos da colônia e arquivos fotográficos. “E o mais importante é que temos uma sala exclusiva para organizar os arquivos de documentos raros”, disse.
O presidente da Fundação Dom João VI informou que as consultas mais demoradas serão feitas a partir de agendamento no local ou pelos telefones (22) 2523-1048 ou (22) 2522-3932.