– Essa iniciativa é essencial para a conscientização ambiental. Precisamos conservar o que temos, é uma obrigação, mas essa consciência deve ser rotineira. Levar a exposição para outros municípios aperfeiçoa esse processo na defesa dos recursos naturais e do meio ambiente – considera o presidente da Alerj, deputado Paulo Melo (PMDB).
O Rio Paraíba do Sul cruza 37 municípios do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de muitos deles nos seus 500 quilômetros de extensão. Ele atravessa 17 cidades fluminenses, e é o mais importante do estado como fonte de água, energia, trabalho e alimento.
Foi com o objetivo de alertar o cidadão sobre a necessidade de preservação deste patrimônio natural, que beneficia diretamente mais de 12 milhões de pessoas, que a Alerj abriu, no início deste ano, as portas do Palácio Tiradentes para a exposição, que permaneceu até o dia 11 de abril no Saguão Getúlio Vargas. Até janeiro de 2012, a exposição ‘Paraíba do Sul: um Rio de Histórias’ permanecerá itinerante e terá passado por 16 cidades. O município de Miracema será o próximo a receber a mostra, no período de 20 a 22 de novembro.