O plano abrange merendeiras, serventes, auxiliares de creche, auxiliares de serviços de ensino e todos os demais profissionais que não sejam contemplados atualmente pelas leis vigentes, beneficiando diretamente mais de mil profissionais. Com o projeto, criam-se condições para que a situação mude definitivamente, reconhecendo o direito às licenças específicas e garantindo a progressão salarial mediante capacitação comprovada, entre outras vantagens, além de piso de R$ 700, acima do salário mínimo previsto para 2012.
Jogos Florais de Cantagalo
O vereador Ciro Fernandes participou dos Jogos Florais de Cantagalo, realizados em 22 de outubro, na Sociedade Musical 15 de Novembro, e organizados pelas secretarias de Educação e de Cultura, em parceria com a União Brasileira dos Trovadores, que, em Cantagalo, tem uma seção sob responsabilidade da trovadora Ruth Farah Nacif Lutterbach. As trovas, na fase local, tiveram como tema ‘Esperança’, tendo como vencedor Heloysio Alonso Teixeira, além de Adalto Marques Machado (2º lugar), Dyrce Pinto Machado (3º lugar) e Carlos Henrique Furtado Leite (4º lugar).
Vereador é preso
O vereador Ademir Strechar (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Guarapuava (PR), foi preso em flagrante. Segundo informou o Ministério Público do Paraná, Strechar se apropriava de parte dos salários de seus assessores.
Ele foi preso no gabinete da presidência da Casa Legislativa no momento em que recebia dinheiro dos vencimentos de um dos assessores. Para isso, houve denúncia.
Moção
Em Carmo, o vereador Paulo Macedo apresentou Moção de Congratulações e Aplausos ao desembargador Antônio Eduardo Ferreira Duarte, pela restauração do casarão existente no Centro da cidade e que data de mais de um século. O casarão é herança de família. Os pais do desembargador, Aurélio e Olga, ambos professores, são tidos como figuras ilustres na luta por uma educação de qualidade na cidade.
Mudando de partido
Em Cantagalo, alguns vereadores mudaram de partido no final do prazo de filiação definido pela Justiça Eleitoral.
O vereador Toninho Guimarães, que está em seu sexto mandato, saiu do PMDB e entrou no PR, partido dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho. O vereador Róger Noronha deixou o DEM para entrar no PCdoB. O vereador Ocimar Ladeira, o Pulunga, presidente da Câmara Municipal, se filiou ao recém-criado PSD, deixando o PR. Vale lembrar que, em 2013, Cantagalo passará de nove para 11 vereadores.
Contas aprovadas
Foram aprovadas, pelo Tribunal de Contas do Estado, das contas do ordenador de despesas da Câmara de Macuco, referentes aos anos de 2005 a 2008, da qual é responsável o vereador Marcelo Mansur. Este tipo de aprovação de contas é definitiva, pois é o parecer final do próprio TCE, não dependendo de aprovação do Legislativo Municipal.
Vereador perde mandato em Nova Friburgo
O empresário e ex-vereador Samuel Grassini (PDT) deverá assumir a cadeira na Câmara atualmente ocupada por Nami Nassif (PSC) até meados deste mês. Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) entendeu que Nami, primeiro suplente da coligação PDT/PSDB no pleito proporcional de 2008, cometeu infidelidade partidária ao se desfiliar do PDT em meados do ano passado, após divergências com a cúpula da sigla. Nami assumiu a vaga aberta com a licença do vereador tucano Marcelo Verly, atual secretário municipal de Educação, mas Samuel Grassini, segundo suplente, ingressou imediatamente com uma ação na Justiça Eleitoral reivindicando para si a cadeira.
Vice?
O ex-vereador Edvaldo Oliveira, morador de São Sebastião do Paraíba, quarto distrito de Cantagalo, segundo os bastidores políticos, depois de se filiar ao PMDB, que hoje está no grupo do prefeito Guga de Paula, tem seu nome cotado para concorrer às eleições municipais de 2012 na condição de candidato a vice-prefeito. O grupo não confirma nada e diz que ainda é cedo para falar em nomes, mas, no distrito, o assunto corre que nem rastro de pólvora.
Prefeitável
Em Carmo, o ex-vereador César Ladeira está firme no propósito de concorrer, ano que vem, à Prefeitura da cidade. O pré-candidato, nas eleições de 2008, concorreu à Prefeitura, mas na condição de candidato a vice-prefeito de José Carlos Soares, que já havia sido prefeito do município. No final de setembro, Ladeira esteve participando, em Cantagalo, da filiação de Saulo Gouvêa, pré-candidato à Prefeitura, ao PT, mesmo partido pelo qual ele deverá concorrer em Carmo.