Comitê Rio Dois Rios entrega projeto de Esgotamento Sanitário ao município de Cordeiro

(Foto: Divulgação)

No dia 10 de julho, o diretor-presidente do Comitê de Bacia Rio Dois Rios (CBH-R2R), Lícius Sá Freire, e o membro Paulo Roberto Araújo estiveram em Cordeiro-RJ para entregar à prefeitura o projeto para implantação de um Sistema de Esgotamento Sanitário no município. O objetivo desta iniciativa do CBH-R2R é contribuir para a universalização do acesso a serviços de coleta e tratamento de esgoto. Em 2015, o CBH-R2R hierarquizou os municípios de sua área de abrangência (Região Hidrográfica VII) para receber estudos e projetos de sistema de esgotamento sanitário, a serem custeados por meio dos recursos da cobrança pelo uso da água.

Segundo a vice-prefeita, Maria Helena Vasconcellos, “Cordeiro tem esta urgência em fazer o devido tratamento do esgoto e da água. A iniciativa representa um investimento para garantir qualidade de vida para as futuras gerações que vivem no município”. O secretário municipal de meio ambiente, Amarildo Lanes Luz, explicou também que “atualmente treze por cento do esgoto gerado no município é tratado e, com este projeto estima-se que este valor possa subir para oitenta por cento”.

A hierarquização dos municípios, decorrente das inscrições nos Editais CBH – R2R nº 01/2013, nº 01/2014 e nº 01/2015, foi aprovada pela Resolução CBH – Rio Dois Rios nº 045 de 03 de dezembro de 2015. Macuco ficou em primeiro lugar, seguido de Cordeiro e Santa Maria Madalena, que será a próxima cidade a receber seu projeto. O investimento total do Comitê nesta ação, com a finalização dos contratos, será de R$ 616.352,87. Os projetos incluem rede de coleta, estações elevatórias e estação de tratamento de esgoto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email